segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

FELIZ ANO NOVO!


Por Israel Ávila

Com o desfile das campeãs chegou ao fim mais um carnaval. Um carnaval de alegrias, de choro, de tristes e vitórias... mas acima de tudo um carnaval DA SUPERAÇÃO. Superação de um povo que ama a sua cultura e por isso, chega a perder a razão em alguns momentos, tudo muito aceitável, haja vista que ninguém pode ou deve medir a paixão e o amor de um folião por sua escola ou por sua função.  Aliás, está paixão somente pode entender quem está do lado de dentro!

Porque tanto reclamam do carnaval e seguem ano a ano na avenida?

A resposta é simples: Porque ninguém abandona aquilo que ama e aquilo que acredita, mesmo desacreditando. É algo que não é pra explicar... é pra se sentir!

O carnaval 2015 de Porto Alegre teve suas peculiaridades, seus “dissabores”... é normal em uma festa com tanta gente diferente e também com tanta gente igual.

O povo do carnaval soube desde cedo que se quisesse assistir as noites de folia teria de ir até o Porto Seco, porque, este ano, “a gente não ia se ver na Globo!”. Isso foi de uma repercussão tão grande, mas tão grande, que não se pode dimensionar nem com um medidor de audiência.

Foi ai que a nossa gente novamente teve de se reinventar! Teve de achar outros meios pra saber “a quantas ia” sua escola do coração. A própria apuração foi posta em apuros, mas como bons e velhos brasileiros, a gente sempre da um jeitinho nas coisas!

E olha, não passar na RBS TV foi o menor dos problemas! Não sabemos, mas imaginamos, o quanto foi difícil a correria pra fantasia ficar pronta. Pra buscar a sapatilha da sua ala, o “aperto” na grana pra conseguir o material... os dias de ensaios até tarde, as mãos machucadas de quem toca, a voz cansada de quem canta... passagens, discussões  com o parceiro de dança... enfim! Mas no final a gente vê que vale a pena, é ou não é?

Aprender com os erros do carnaval 2015 é de fato o que temos de melhor a fazer neste momento. Primeiro, tire a semana pra abraçar a família, conversar e tomar “uma gelada” com os amigos, aqueles que você deixou de lado devido a correria da folia... pendure a fantasia, ao menos por algumas horas.  Depois, inicio o “projeto carnaval 2016”, exatamente como se inicia aquela dieta do “projeto verão!”.

... de 2015 o que nos resta é parabenizar a todo e qualquer folião que tenha de alguma forma participado da folia, se dedicado, e isso vai do destaque “medalhão” até aquela tia que chega cedo pra fritar pastel na quadra pra que você se alimente em meio a correria. TODOS tem a mesma importância, é por isso que nossa festa é chamada de POPULAR. Tem lugar pra todo mundo... e é onde todo mundo pode ser o que deseja, seja através de uma fantasia, ou mesmo por não ser discriminado por “ser diferente!”. Isso se chama CARNAVAL! Olhe as fotos, os vídeos... e tenha a certeza: Independente do resultado, você fez um bom trabalho e é sim um GRANDE CAMPEÃO.

E como o povo diz que o ano só começa depois do carnaval, FELIZ ANO NOVO pra você que nos acompanhou e seguirá nos acompanhando...
Forte e sincero abraço!
Israel Ávila e Equipe Setor 1