quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Bloco Afro Filhos da Anastácia faz desfile em São Leopoldo

Bloco retoma as atividades após dois anos. Foto: Reprodução Anajô Alagoas.

Neste domingo (08), o Bloco Afro Filhos da Anastácia retoma a realização de seu desfile de carnaval em São Leopoldo. O bloco, surgido de um projeto do Grupo Cultural Anastácia Òminira em 2010, voltará a fazer seu desfile para a comunidade carnavalesca, no bairro Rio Branco.

O desfile terá concentração às 19 horas, no cruzamento das ruas Dr. Mário Sperb e Álvares de Azevedo. O percurso do desfile se dará pela rua Alvares de Azevedo até a rua Mário Totta.


Aqueles que já desfilaram em anos anteriores e possuem camiseta do bloco poderão desfilar. Quem não tem camiseta e quiser adquirir, a coordenação está a postos realizando a venda de camisetas, no valor de R$ 10,00. Brincantes e simpatizantes  também podem desfilar nesta grande confraternização.

O Grupo Cultural Anastácia Ominira foi fundado em 1995, voltado inicialmente para as discussões sobre o espaço da mulher negra na sociedade. Com o passar do tempo, “o braço” de trabalho se abriu e hoje o grupo atua como forte incentivador social na comunidade, com aulas de reforço escolar, música, dança, grupo de jovens e principalmente, mantendo a atuação na luta pelos direitos e pela afirmação dos negros na sociedade brasileira. A Anastácia é um dos mocambos (representante) dos APN’s do Brasil no Estado, um dos principais órgãos de militância social a nível nacional.

PRESIDENTE Á ESPERA DOS FOLIÕES

Por Leandro Amarante

Em conversa com a presidente do Grupo Cultural, Lourdes Concílio Machado, nota-se que a mesma espera ansiosamente pela participação em grande escala da comunidade do bairro e seus simpatizantes. Defendendo sempre o princípio dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs): conscientização, organização, fé e luta, ela crê que assim como foi salientado quando das festividades em comemoração aos 15 anos do grupo cultural, a questão da luta e resistência são as pedras fundamentais para que todas as atividades propostas pela entidade finalizassem sempre com êxito, e que o lema do grupo cultural faz com que mesmo expostos a situações adversas, mantenham-se vivos a fé e a esperança no bem fazer: “NÃO DEIXE QUE A MORDAÇA DESTRUA SEUS SONHOS”.


Em momento oportuno, a presidente agradece a colaboração da Brigada Militar e da Guarda Municipal de São Leopoldo que farão a segurança do evento.

Ainda sobre o bloco, a presidente mantém-se bem enfática: “A ordem para o dia do desfile, é brincar!”