sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Uma nova era no Cruzeiro do Sul

Após enfrentar dificuldades, Jailson assume o Cruzeiro do Sul - Foto arquivo pessoal 

Novo Hamburgo - A força de vontade e a garra dos seres humanos para realizarem seus sonhos pode não ter limite, quando o que se quer é desejado desde a infância. Esta foi uma das conclusões que tirei com a visita de Jailson Barbosa, 28 anos, presidente da Escola de Samba Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo, ontem (22) na redação do Setor 1.

No carnaval da capital Jailson é conhecido compositor de sambas de enredo, e é o atual autor do tema enredo de Bambas da Orgia. Recentemente concorreu e ganhou o cargo de presidente de umas das escolas de samba mais tradicionais do Vale dos Sinos, com uma transição complicada, mas que segundo ele, valeu a pena o esforço.

No dia 16 de Dezembro deu-se a eleição que o elegeu ao cargo de gestor da escola de samba dos Leões do Bairro Primavera. A posse marcada para o dia 22 de Dezembro foi na parte de fora da quadra, pois a antiga gestão não compareceu ao ato, e não abriu a quadra para que a nova diretoria pudesse assumir a entidade.

Um termo assinado pelo presidente do conselho da escola fez com que ele tomasse posse da chave do Cruzeiro do Sul no dia 08 de Janeiro, faltando pouco mais de um mês para o carnaval.

Em visita a redação do Setor 1, o presidente conta seus objetivos junto a entidade 

Sonho de criança

Enquanto o sonho de várias crianças era ser jogador de futebol, médico ou professor, o de Jailson era ser presidente do Cruzeiro. Desde criança era isso que ele respondia quando o questionavam. Começou na bateria da escola com 08 anos de idade e lá ficou até seus 14 quando montou uma das extintas Alas de pandeiros. Após isso, já em 2008 o então compositor teve seu primeiro samba de enredo na avenida com a “Cruzeirinho” (como também é conhecida a escola). Isso fez com que o mesmo se motivasse como autor de sambas:

“O fato do Cruzeiro ter acreditado no meu potencial como compositor fez com que eu me motivasse a concorrer em festivais, e um ano depois, em 2009, eu era o compositor do samba da Acadêmicos de Gravataí e do Estado Maior da Restinga em Porto Alegre. Eu sou apaixonado por samba enredo. Se você perceber, é a única coisa que liga todos durante um desfile, a comissão de frente, a bateria, a porta estandarte, o casal de mestre sala e porta bandeira, até a última ala da escola, todos estão interligados pelo samba enredo.”

O trabalho para 2015

O curto espaço de tempo assusta, mas não afugenta o jovem presidente. Para o carnaval 2015 o Cruzeiro do Sul já apresentará algumas das inovações propostas por Jailson e sua equipe de trabalho.
O tema: #redessociais propõe uma reflexão sobre o mundo virtual, seus benefícios e malefícios para a sociedade. Ele lembra que através de afinidades os seres humanos sempre buscam uma maneira de estarem interligados, e isso se deu em um ritmo acelerado ao ponto de que todos fossem dominados pela tecnologia.]

Bráulio Pontes
Aplicativos, selfies, twitter, Facebook e tantos outros meios de comunicação não faltarão no desfile da escola que completa 93 anos em 2015. A autoria e desenvolvimento do tema enredo fica por conta de Jailson Barbosa, Deivis Rafael com colaboração de Edy Dutra. O samba enredo também já está pronto e é assinado por pelo presidente mais Vinicius de Souza, Dodo Ananias e Marcelo Trindade.

Valorização da comunidade e grandes nomes do carnaval

Uma das intenções do novo dirigente da escola de Novo Hamburgo é valorizar a comunidade. Tanto que o novo interprete da escola é cria do bairro. João Lima e toda a harmonia musical da escola ensaiam pesado junto aos mestres de bateria Cassinho e Pedro, também da cidade.

A busca do novo com a experiência e conhecimento fez com que Jailson trouxesse para dirigir o carnaval da escola o premiado Bráulio Pontes. Com passagens por diversas entidades do carnaval da capital, Bráulio foi o diretor de carnaval campeão com os Imperadores do Samba no carnaval 2014.

HOJE É DIA DE ENSAIO

Nesta sexta feira (23) a partir das 21 horas a escola realiza seu ensaios com a participação especial da escola de samba do grupo especial de Porto Alegre Império da Zona Norte. A quadra da escola fica na rua Oswaldo Cruz, 96 no bairro Primavera.