quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Setor 1 na Minha Quadra: Imperadores do Samba


Na noite de ontem (28), foi a vez dos Imperadores do Samba receberem a visita da equipe do Setor 1 em sua quadra. E a ocasião não poderia ser menos especial. No ensaio desta Quarta Nobre, houve também o batizado do 3º casal de passistas da escola, Shay e Mika. Os padrinhos dele, Gudi e Débora, que hoje é madrinha da bateria da Vila Isabel. 

Os padrinhos dela, Andrezinho e Vivi, o primeiro casal dos Imperadores. Junto com passistas convidados de outras escolas (estiveram presentes representantes da Unidos do Capão, Bambas da Orgia, Acadêmicos de Gravataí), a dupla sambou e comemorou o momento no Mar Vermelho e Branco.

Após, o grupo show dos Imperadores entrou na área de ensaios e fez sua apresentação para o público, que era numeroso na quadra.

TRADIÇÃO NA BATERIA



Quinze anos de escola. Em 2015, serão 10 anos na bateria, sendo o segundo deles como mestre. Buscando manter as notas máximas no quesito, Urso, o mestre da Sinfônica, acredita que tudo é resultado do seu aprendizado com o saudoso Mestre Brinco (falecido em 2014). “É importante para mim estar à frente da bateria hoje, mas é mais importante ainda zelar o nome do Brinco e tudo o que ele nos ensinou aqui. Tudo o que eu fizer, será em prol dos Imperadores. Nunca vou deixar meu ego ou vaidade passar acima do meu pavilhão”. A bateria segue com seus ensaios técnicos aos sábados e também durante a semana, além dos ensaios shows de quarta-feira. Para a avenida, serão 160 componentes na Sinfônica.

HARMONIA NOTA MÁXIMA E COM EXPERIÊNCIA

De volta aos Imperadores, Andy Lee foi anunciado como diretor de Harmonia da vermelho e branco e contou para nossa equipe que os trabalhos para garantir a nota máxima novamente para o quesito estão sendo diários. “A harmonia geral dos Imperadores se reúne agora diariamente. Hoje (ontem) após o ensaio teremos aqui na quadra reunião com os coordenadores. Amanhã (hoje) tem reunião no barracão com o pessoal que vai coordenar e sair nas alegorias. Então a gente não para”, afirma. O diretor também frisou que não cuida apenas do time de canto da escola, mas sim, de todo o corpo que vai desfilar. “O quesito harmonia é todo o canto da escola, todo o desfile em si. Lógico, o pontapé inicial se dá no carro de som e a gente está trabalhando isso também, mas o quesito não é só isso. Todo corpo da escola precisa colaborar para o 10”. A harmonia musical da vermelho e branco virá com 3 cavacos, (um deles afinação de bandolim), um violão 7 cordas, Viny Machado como intérprete oficial e 7 vozes de apoio, mesclando cantores mais experientes com novos integrantes.



Viny Machado é hoje o intérprete que mais anos consecutivos nos Imperadores. Novamente com a escola em busca do bicampeonato, o intérprete, que também fará parte do time de canto da Acadêmicos do Grande Rio, falou conosco sobre seu trabalho para o próximo carnaval, sendo o responsável por puxar um dos sambas mais cantados e elogiados do carnaval. “Pra mim é uma bênção, porque dos 7 anos que eu estou na escola, este é um daqueles que eu tenho certeza que não só a escola vai cantar, mas o público também. Esse samba já pegou desde o festival. Então eu estou muito feliz e confiante de que o samba vai tirar 10 e a Harmonia vai tirar 10 também”. O intérprete, que se divide entre os carnavais de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Florianópolis, diz que dá conta do recado. “A gente trabalha com o que gosta. Tenho certeza que 2015 vai ser um carnaval muito bom para os Imperadores”.

O CARA DO BARRACÃO DA VERMELHO E BRANCO

Mesmo após o título em 2014, Sílvio Oliveira parece não se acomodar na criação dos desfiles dos Imperadores. “Eu quero sempre surpreender. Sempre”. De acordo com o carnavalesco, os Imperadores do Samba vão passar na avenida grandiosos. Dois mil e duzentos componentes, divididos em 22 alas e 5 carros alegóricos apresentarão o enredo “A Magia dos Opostos – Imperadores e o Ponto de Equilíbrio do Universo”. “A escola está preparada para essa grandiosidade. A abertura da escola será gigantesca, mas é tudo planejado para não atrapalhar evolução, nada. Vai ser um desfile surpreendente”, afirma Sílvio, que não abre mais detalhes sobre o que a escola vai levar ao Porto Seco. “Tem pessoal que ensaia nas alegorias e eles não falam nada pra ninguém, justamente para não estragar a surpresa. Então não poderei eu dizer algo aqui (risos)”.

O CASAL NOTA 10

César Augusto e Simone Ribeiro, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira dos Imperadores não estiveram presentes no ensaio da quadra, pois estavam fazendo seu ensaio individual, focados na apresentação da avenida. Mesmo não estando presentes no ensaio, a dupla conversou conosco sobre a preparação para o carnaval 2015, e a expectativa de manter os 40 pontos no quesito.

Para César, “cada um no seu mais humilde domínio trabalhando pelo propósito maior que é o bicampeonato. Eu e a Simone e eu estamos trabalhando exaustivamente em busca do objetivo, na certeza que quando cruzamos a linha amarela, muito embora sejamos tão somente eu e ela, ela e eu.. Levamos um MAR inteiro no bojo do nosso pavilhão. Uma legião de apaixonados pela Imperadores da Padre Cacique, pessoas que com lágrimas nos olhos gritam por onde passam: “Eu sou Imperador até morrer” ... E é por isso que sorrimos da concentração à dispersão.”. Para a porta-bandeira Simone, a sintonia dos dois como casal e também com a escola, é total. “Passado o primeiro carnaval ,nós como casal e também com a escola,onde ainda estávamos  nos conhecendo, a sintonia agora é total. Sabemos que a expectativa com uma dupla que tem a carga de 40 pontos é grande, mas estamos em preparação para o grande dia,com muita dedicação e profissionalismo. Sou muito abençoada por ter um MS como o Ceh ao meu lado, dedicado,companheiro e talentoso.Convido a todos para prestigiar os últimos ensaios desse carnaval,e sexta festa da Bateria estará imperdível!!  Quero desejar a todos colegas felicidade,sucesso e luz no seu dia de desfile.E espero sinceramente que alcancemos todos as notas máximas,pois as nossas não dependem das dos outros ,somente de nós mesmos e do "nego Deus".”

A FALA DO PRESIDENTE



Para o presidente Rodrigo Costa, os Imperadores entrarão na avenida com muita força. Ele, que pela primeira vez assume o cargo de presidente e já com a responsabilidade de buscar o bicampeonato para a escola, o momento é de muito trabalho e mobilização “A gente está trabalhando com muitas dificuldades, assim como todas as escolas. Isso eu não vou negar. Mas a gente está com nosso barracão funcionando, com um grupo de trabalho muito bom... Eu não teria como ir para a disputa sem pensar no título. Estamos mobilizando todos os componentes para isso também”, afirma.

A interdição da quadra, segundo Rodrigo, trouxe alguns obstáculos para o trabalho da escola, mas ele garante que esses percalços serão superados. “Nós faremos um espetáculo na avenida. A interdição da quadra veio num momento em que nós estávamos esperando uma boa entrada de recursos na portaria, na copa, pois foi num período onde os ensaios estavam com toda força. Mas a gente está correndo atrás do tempo perdido. Porque como eu falei, nós faremos espetáculo. Quem paga seu ingresso quer ver espetáculo. A escola vem grandiosa e nós também estamos cuidando dessa questão, para não pecar em evolução. Mas certamente, esses empecilhos no nosso caminho não afetarão o desfile dos Imperadores em 2015”

E pra finalizar, ele deixa o recado. "Não basta dizer apenas que é Imperadores. A escola precisa de vocês aqui, na quadra, pagando seu ingresso, prestigiando nosso ensaio. Só assim a gente vai conseguir fazer um carnaval digno da nossa história. Vamos participar".