domingo, 11 de janeiro de 2015

Setor 1 e as transmissões do carnaval 2015


Com a passar da escolha da rainha do carnaval de Porto Alegre, que ocorreu na última sexta feira o Setor 1 marcou a arrancada oficial das transmissões dos desfiles do carnaval 2015. Como você, nosso leitor, faz parte da nossa família, vamos apresentar os rostos que você verá OFICIALMENTE nas quadras de ensaio e nas transmissões dos eventos e dos desfiles dos grupos especial, intermediário, acesso e tribos:



Edy Dutra (Editor Chefe) – Edy Dutra é o novo editor chefe do Setor 1. É dele a responsabilidade de estar à frente da equipe que diariamente passará as informações do carnaval a vocês. Edy é conhecido temista do Vale dos Sinos, integrante do CETE e já julgou o carnaval de Porto Alegre nos grupos intermediário e Acesso. Durante o carnaval nosso editor está em São Paulo mandando todas as informações em tempo real, diretamente da terra da garoa.


Lauro Evaniro (Chefe da Equipe de Coberturas) – Fora da redação é quem coordenada o “bando de loucos” do Setor 1. Direciona os integrantes da equipe e monta em conjunto ao grupo a agenda de trabalho, de forma que nenhum evento do nosso carnaval e das escolas de samba passem despercebidos. Lauro também é integrante do CETE e coordenou durante muito tempo o carnaval da cidade de Novo Hamburgo.


Ramão Carvalho (colunista/editor) – Ramão é colunista na “Ouvindo Histórias”, que fala com grandes nomes do carnaval para perpetuar a historia da nossa cultura. Além disso, também escreve matérias especiais de suas andanças pelas quadras das escolas de samba. Conhecido mestre sala do nosso carnaval, atualmente é instrutor do projeto Padedê do Samba.



Tom Astral (Colunista) – O colunista Tom Astral estará nos 4 dias na cabine do Setor 1 para comentar a apresentação das escolas de samba dos 3 grupos do carnaval de Porto Alegre. Tom é músico e compositor conhecido no meio e dará sua visão sobre os sambas do nosso carnaval (exceto os que ele mesmo compôs). Tom também integra a equipe de jurados para o interior do CETE.

NOVAS CARAS DO SETOR 1

Alana Garcia (editora) – Largar a coroa e pegar a caneta e o computador! Esta será a missão de Alana Garcia. Agora que deixou de ser princesa do carnaval ela assume a função de nova editora do Setor 1. Estará nas quadras e eventos junto a equipe e publicará diariamente matérias especiais em nosso site. O conhecimento e amor pelo carnaval vem de berço. Filha da porta bandeira Andreísa, desde pequena segue os passos da família no samba. Alem de estar no Setor 1, a bela brilhará frente a bateria do Império da Zona Norte.


Douglas Pascal (Editor) – Quem acompanha as redes sociais sabe da força de opinião e a beleza dos textos criados por Douglas. O jovem desde a infância estuda e acompanha o carnaval, o amor dele pela festa também vem de berço. Integrante da bateria dos Imperadores do Samba, ele estará junto a equipe lhe informando de tudo que ocorre na maior festa popular do país. Os textos de forte expressão e opinião não irão faltar nos espaços onde ele estiver.  


IMAGENS PRA ETERNIZAR NOSSOS MOMENTOS

Nílveo Christiano (Fotógrafo) – Uma das figuras mais perambulantes do Setor 1, Nilveo é um dos fotógrafos que registra e eterniza momentos e ensaios pelo carnaval afora. Na avenida estará de ponta a ponta dos desfiles pra não perder nenhum lance do espetáculo das escola de samba da capital.


André Gomes (Fotógrafo) – André Gomes é um dos melhores fotógrafos que o carnaval conhece. Tem história e credibilidade no que faz. O olho detalhista do Setor 1 que registra aquele momento que passa despercebido pelo grande publico, mas que cria uma grande importância quando vira imagem, agora tem uma assessoria de peso que também passará a ter suas imagens veiculadas no Setor 1. Trata-se de sua esposa Márcia Soares, que rendeu-se aos encantos da fotografia.


Tairine Machado (Fotógrafa) – Dos giros com a segunda bandeira da Imperatriz Dona Leopoldina até o clic como fotógrafa do Setor1, a nova espoleta do carnaval vai de lá pra cá em um segundo. Carismática e sempre sorridente, Tairine fotografa o destaque com olhar de destaque, e por isso sempre nos brinda com lindas fotos.


Juliano Damaceno (Fotógrafo) – Ritmista da União da Vila do IAPI e diretor da empresa Art in Family, Juliano nos brinda com suas imagens sempre que possível. Com um tratamento todo especial, eterniza momentos e histórias da comunidade carnavalesca em suas fotos.


Da concentração a dispersão!

Enquanto estiver executando a função de voz oficial do carnaval de Porto Alegre lá na concentração, Odir Ferreira também estará passando todas as informações para a cabine Setor 1 no complexo Cultural do Porto Seco, quando sua voz ecoar no microfone, também estará ecoando no seu computador. Da mesma forma, na outra ponta da avenida, Elias Costa estará dando as informações da dispersão, sem deixar escapar a emoção e alegria do desfile de cada uma das 24 entidades desfilantes. De uma ponta a outra da avenida, o Setor 1 se fará presente.


CARNAVAIS POR AI AFORA

Além de Edy Dutra e Ramão Carvalho que em 2015 nos mandarão noticias diretamente do sambódromo de São Paulo ainda temos nossos colunistas que de onde estiverem estão postando novidades via fanpage do Setor 1 em tempo real:

Viviane Rodrigues: O olhar da Musa Viviane Rodrigues será de vários lugares do Brasil. Primeiro na sexta quando passar com a sua Estado Maior da Restinga no Complexo Cultural do Porto Seco. De lá voando pra São Paulo porque chegou a hora de bailar com a  Acadêmicos do Tatuapé e de São Paulo pro Rio! Será? Vamos aguardar os vôos e os agitos da nossa rainha.


Conrado Laurindo: Um dos mais lindos e organizados carnavais do Brasil também será destaque no Setor 1. A Ilha da Magia se fará representada pelos textos e imagens de Conrado Laurindo. O colunista, que também é compositor e administrador da liga catarinense passara noticias do carnaval de Florianópolis em tempo real.


Phelipe Lemos: O Maior carnaval do mundo se fará representar pelas postagens do premiado mestre sala e colunista Phelipe Lemos. Fotos e selfies direto da Marques de Sapucaí vão entrar no meio de nossa transmissão direto do Rio de Janeiro. Da concentração até a dispersão, o Rio de Janeiro também passa por aqui...


Gustavinho Oliveira: ... por falar em Rio de Janeiro, já pensou em ver um vídeo exclusivo das arrancadas e desfiles do Rio? Pois você verá aqui no Setor 1. O interprete e compositor Gustavinho Oliveira terá a missão de postar em nossa fan page pequenos vídeos para sentirmos o clima da Sapucaí enquanto estivermos aqui pelos pampas.


Setor 1, feito pra você... SEMPRE!

Eu tenho o maior prazer de dizer que o Setor 1 é minha família. O meu “lance” com a minha equipe vai além do computador e das quadras. Quisera eu poder convidar a todos do carnaval para participar de nossas reuniões, jantares e encontros pra que pudessem ver o quanto uns se preocupam com os outros.

Eu sempre soube que família que inicia unida, permanece unida, e cada vez mais o Setor 1 me faz crer que isso é verdade. Talvez poucos sabem, mas o Setor 1 caminha com as próprias pernas, ou seja, sem apoio financeiro de qualquer que seja o órgão carnavalesco. Algumas escolas de sambas até sensibilizam-se com a causa em algum momento, mas no geral, NÓS PAGAMOS PRA TRABALHAR PARA O CARNAVAL, e isso de maneira alguma é uma reclamação.

Eu apenas fiz questão de frisar este fator pra deixar claro que nem sempre quando não comparecemos a algum lugar ou quadra de escola de samba é porque “não queremos”, muitas vezes é porque não podemos (R$)!

Mesmo assim o amor de cada um desta equipe mantém o Setor 1 atualizado e do jeito que o nosso leitor espera ser. É PRO LEITOR que sentamos em nossos computadores todos os dias para transmitir em palavras e imagens tudo o que acontece nesta grandiosa festa popular que é o carnaval.

Quando a falta de apoio ou até mesmo de RESPEITO com o trabalho que executamos deveria nos desanimar, é ai que ficamos mais fortes. Nos fortalecemos com o carinho dos mais de 5 milhões de acessos que tivemos desde a nosso início. Nos fortalecemos com a alegria de ver os destaques felizes, ao se verem em nossas fotos e citados em nossos textos, sendo os verdadeiros protagonistas da historia do carnaval.

Esta é uma das missões do Setor 1, VALORIZAR. Valorizar você destaque que mesmo com dificuldades vai pra quadra bailar e fazer o povo sorrir. Valorizar você ritmista que sangra as mãos fazendo samba de qualidade, a você, interprete que leva na garganta a voz de sua escola, ao povo dos barracões que materializa a beleza do espetáculo, sem falar na valorização de você, NOSSO LEITOR, que vai pra quadra ou pra avenida aplaudir tudo isso.

Corrigindo nossos erros e multiplicando nossos acertos, seguimos firme e forte rumo a transmissão do carnaval 2015, estaremos na avenida com a mesma alegria que você nos proporciona com o abraço e o carinho sincero, cada vez que chegamos em sua quadra...


A família Setor 1, meu muito obrigado por acreditar e se doar a este projeto, e a comunidade carnavalesca, o recado de que tenham certeza de quem nem toda a falta de incentivo dos órgãos nos fará deixar de levar informação daquilo que você quer e gosta: O NOSSO CARNAVAL. 

 Israel Ávila
Diretor Geral do Setor 1