domingo, 25 de janeiro de 2015

Quintão apresenta seu tema para o carnaval 2015



A cidade de Quintão, no litoral, se prepara para a realização do seu carnaval 2015. Para este ano, não haverá desfile das escolas de samba, mas sim, um desfile da associação carnavalesca. Recém criada, a AESQ (Associação das Entidades Recreativas, Culturais e Carnavalescas de Quintão) fará um desfile com tema único, unindo todas as entidades da cidade um grande espetáculo.

Para desenvolver o enredo, a AESQ chamou André Filosofia e Maumau de Castro. Já o samba que será apresentado na avenida, é de autoria de Jorge Zanin, André Filosofia, Mamau Castro, Leandrinho LV, Thiago Morganti, Vinydacor, Diley Machado e Guilherme Cecílio. Confira abaixo o enredo do desfile 2015 de Quintão e em breve, divulgaremos aqui o samba que embalará os foliões da cidade litorânea.

Quintão, o Relicário do Deus Solar

Introdução

A guirlanda que ornamenta o Firmamento é o Amor, pois toca os corações dos homens e promove entre os mesmos uma infinita comunhão.
De igual maneira, iluminou os espíritos das cinco agremiações carnavalescas de Quintão que por sua vez optaram para o Carnaval 2015 descrever a paixão mitológica entre a ninfa Clície e o Deus Sol Hélio.

Sinopse
                              
No despertar de um novo dia, Clície se apaixonou perdidamente por Hélio quando o Mesmo a acalentou com o calor dos seus raios. Contudo, o Astro-Rei não a amava, pois já havia entregado seu coração a princesa Leucótoe. Assim, a alma de Clície se encheu de cólera e a vingança despontou no Firmamento.

Tal ação provocou a tristeza de Hélio e assim o horizonte adquiriu uma coloração acinzentada. Diante disso, Clície se desesperou, já que não poderia receber mais os raios do seu amado.
Face a esse desespero, os Deuses do Olimpo ficaram consternados e resolveram transformar a mais bela ninfa numa flor que acompanha o curso do Astro-Rei durante toda sua trajetória no Firmamento. Assim, lhe atribuíram o nome de Girassol.

Porém, isso não foi tudo: prometeram a Clície que num belo dia de primavera sua alma receberia uma prova de amor de Hélio. Para tanto, obrigaram o Deus do Amor Eros a flechar o coração do Astro-Rei.

O tempo passou e esta lenda da Mitologia Grega inspirou uma das maiores criações artísticas de todos os tempos: A série de quadros Os Girassóis do pintor holandês Vicent Van-Gogh.  Todavia, isso não foi tudo: ela também inspirou um Paraíso Secular do Sul do Brasil - intitulado Quintão  - a revelar a prova de amor dada por Deus-Sol Hélio à ninfa Clície.

Para que isso acontecesse, foi preciso que na gênese do Parque Eólico deste Paraíso alguns seres angelicais semeassem sementes de girassóis logo abaixo dos Cata-ventos.
Num belo dia de primavera, tais sementes enfim desabrocharam e deram lugar a magníficas flores que reverenciaram o poder do Astro-Rei. Este último, tocado por tal reverência, percebeu brotar em seu coração o mais valioso dos sentimentos: a infinita comunhão, ou seja, o amor verídico.

Diante dessa situação, Deus-Sol Hélio não hesitou em obrigar o Senhor dos Ventos Eólo que girasse os Cata-Ventos para que a brisa provocada por tal giro fizesse bailar os girassóis e assim exalarem o perfume da Vida.

Porém, isso não foi tudo: o Astro-Rei também obriga o Rei da Folia e Deus das Festas Dionísio (Baco) que celebre o seu amor com Clície na Ribalta do Carnaval (A Passarela de Quintão). Gira Baiana a saia! Gira a Porta-Estandarte com orgulho o pavilhão da Associação! Gira a Porta-Bandeira em simetria com o Mestre-Sala! Ressoem com maestria os tamborins e pandeiros! Brilha o Astro-Rei em harmonia com os girassóis e enfeita o Firmamento com muitas cores, samba, alegria e paixão!

O desfile de carnaval de Quintão está marcado para o dia 15 de fevereiro, domingo de carnaval.