segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Próximo da Comunidade


No último domingo, tive a oportunidade de acompanhar a muamba da Tuca, na zona leste da cidade, onde uma comunidade forte demonstrou o seu amor pelo carnaval sambando com Imperadores do Samba. 

Nostalgicamente lembrei-me das antigas muambas da Alameda próximo a Tuca, onde não havia espaço para ninguém nas ruas da região, quando o povo dançava com as escolas que participavam da festa.

Foto: Vinícius Barbosa da Silva

A partir do dia 17 de Janeiro, inicia o projeto Carnaval de Rua 2015, promovido pela secretária da Juventude da Capital, quando a festa burlesca chegará a oito bairros da cidade. Nos próximos dias, será divulgada a programação oficial e espero que as escolas de samba estejam incluídas na lista de participantes desta festa, pois acredito que seria uma forma de cada vez mais aproximar as nossas entidades com as comunidades que não estão acostumadas a acompanhar o carnaval no complexo Cultural do Porto Seco, por exemplo, as escolas que não desfilam nas Descidas da Borges, participassem desses eventos.

Alteramos a prosa da coluna, mas fica a dica, vamos aproximar as nossas escolas de samba cada vez mais da comunidade portoalegrense.

CARNAVAL DE RUA DA CAPITAL 2015


De 17 de Janeiro a 8 de março, a festa acontecerá nos bairros Menino Deus, Orla(Gasômetro), Centro Histórico ( rua dos Andradas em frente a Casa de Cultura Mário Quintana), Ilhas (Orla da Ilha da Pintada), Santana (ruas São Manoel e Gomes Jardim), Zona Norte ( Parque dos Maias), Ipanema (Orla de Ipanema), Cidade Baixa (ruas Lima e Silva, Sofia Veloso, Luiz Afonso e João Alfredo).