terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Fabio Verçoza apresenta: “Que Rei sou Eu”!

Foto: Lauro Evaniro 

Uma significativa parte da historia do nosso carnaval está exposta em espaço público. Foi aberta ontem a noite em um coquetel prestigiado por carnavalescos, amigos, e convidados a exposição “Que Rei Sou Eu” onde o nosso querido Rei Momo de Porto Alegre Fabio Verçoza conta um pouco da história de seus 10 anos de reinado através de fantasias e objetos de acervo pessoal. 

Em um breve pronunciamento o Coordenador de manifestações populares Sr.  Joaquim Lucena e o Presidente da Liespa  Sr. Juarez Gutierres de Souza destacaram o envolvimento e  dedicação do Rei que é um verdadeiro embaixador desta cultura em todos os segmentos da Sociedade. 

Emocionado e em lágrimas o Rei agradeceu as pessoas que o ajudaram na realização deste projeto. Declarou que seu acervo pertence à sociedade e ao povo de Porto Alegre, e que esta história não é somente sua, por isso não poderia guardar somente para si. O acervo exposto é composto de fantasias de avenida, fantasias em homenagens á orixás, muitas fotos, acessórios e adereços usados pelo Rei em toda a sua trajetória.

A exposição pode ser visitada até o dia 30 de Janeiro sempre das 8: 30 as 21: 00 horas de segunda a sexta feira no  saguão do Centro Municipal de Cultura  junto ao Teatro Renascença. Avenida Erico Veríssimo, 307 quase esquina com a Av. Ipiranga.


O ídolo do Rei


 Fabio Verçosa tem um ídolo, uma fonte de inspiração para seu Reinado. Na sua interpretação, foi o caso de um mito que se tornou realidade palpável.  Poder conviver conhecer as idéias e os métodos de reinar de Silvio Lunardi, o Miudinho, que lhe emociona até hoje. Para o ídolo nosso rei preparou um cantinho todo especial de sua mostra. 

Juntamente com uma das fantasias e a coroa de Miudinho,  cadeira vazia simbolizando a ausência e uma rosa lembrando a saudade dão o toque de emoção e reverencia ao ato. Sem duvida mais um toque de humildade que só poderia vir de uma pessoa tão agradecida e iluminada como nosso amigo Rei.  O Rei Momo Miudinho, reinou por 22 anos, vindo a falecer em 2001.