quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dever cumprido e saudade... a despedida da atual corte do carnaval!

Por Lauro Evaniro

O clima de saudade nesta semana tomou conta do estado de espírito de Brenda Martins, Alana Garcia e Caroline Aires, isso por que dentro de pouco mais de 24 horas as mesmas estarão deixando o posto que ocupam na corte do carnaval da capital. O Setor 1 em entrevista exclusiva com as belas traz a publico um pouco do sentimento que causa esta despedida. 

Princesa Carol



 Como foi para você se tornar princesa do carnaval?

Foi a realização de um dos meus sonhos. Poder representar a nossa cultura popular enquanto corte foi maravilhoso. Houve muitos momentos mágicos e outros  nem tanto, mas que foram válidos e serviram como aprendizado. Não tem como descrever todos os momentos e sentimentos posteriores a realização deste sonho.  Saber que você está à frente de uma grande cultura popular, representando o carnaval da capital gaucha, além de inúmeros carnavalescos é uma responsabilidade muito grande. 

Espero de coração ter alcançado as expectativas de todos, dei o meu melhor, representei nosso carnaval nos âmbitos culturais e sociais como havia me comprometido. Consegui, com a ajuda do meu rei levar a história do carnaval para a Escola da minha comunidade -Escola Estadual Madre Maria Selima, fiz campanha de arrecadação de brinquedos para a festa do dia das crianças do meu bairro, para minha Imperatriz e Projetos Sociais.  Sempre levando e contando um pouquinho da nossa historia, quebrando discriminações  preconceitos, inclusive no âmbito familiar, onde pessoas só ouvem falar de carnaval, no sentido ruim. Sempre procurei mostrar um outro lado na nossa cultura, e posso dizer que consegui. Para mim, isso foi ser princesa, defender o carnaval com unhas e dentes, levar nossa história para as outras comunidades, em especial a minha, para jovens adolescentes e adultos descobrirem o que realmente é o CARNAVAL DE PORTO ALEGRE.

O que você leva para sua vida desta experiência.

Enquanto princesa, pude aprender muito mais sobre o carnaval, alem do mais tive um dos magos , ou melhor meu rei, cheio e suas experiência e histórias para contar . Foi tudo maravilhosos, vou levar comigo m ótimas lembranças de todos os momentos

 O que você diria para as candidatas que hoje tentam esse título:
 Primeiramente eu desejo muita sorte e que suas estrelas brilhem, porque isso se faz necessário.  Costumo dizer que uma rainha não pode esquecer sua identidade, ou seja, ela deve estar ciente que está representando a sua Escola de Samba e
 muitas pessoas, lhe admiram e apostam no seu potencial, ganhando ou não um concurso. Meninas, jamais esqueçam da agremiação a qual representam. Na entrevista, deixem o coração falar mais alto e mostrem para os jurados o orgulho que você tem de estar representando a sua escola e tudo dará certo. E para as que ganharem deixo um apelo em especial: defendam o nosso carnaval todos os dias, participem dos eventos culturais e sociais, e levem sempre com vocês a bandeira do nosso carnaval.  Boa Sorte

Agradeço primeiramente a minha família por ter me dado todo o apoio e ajuda no dia do concurso para que tudo desse certo. Um obrigado as minhas madrinhas que sempre apostaram em mim e, continuam sempre prontas a me ajudar no que for preciso. Vocês sabem que sem vocês nada seria possível. 

OBRIGADO a família Laranja Coroada da Zona Norte, pela acolhida após o concurso na escola, todos vocês foram de fundamental importância para o processo anterior ao meu reinado como princesa, e continuam sendo. Ao povo carnavalesco, MEU OBRIGADOOOOOOOO a todos vocês, de todas as escolas, de todas as cores.


Princesa Alana


Como foi pra você se tornar Princesa do Carnaval?

Uma experiência maravilhosa, foi um prazer imenso poder representar nossa cultura popular durante um ano inteiro. Como carnavalesca desde os 06 anos de idade , hoje me sinto realizada por já ter passado por tantos momentos especiais no carnaval. Em 2004 fui 1° princesa Mirim do Carnaval de Porto Alegre, e após 10 anos 1° Princesa da Corte Oficial do Carnaval, então é alegria e emoção que não cabe no peito. Levo desde reinado sonhos realizados, orgulho de ter representado esta festa tão importante que é o carnaval de Porto Alegre. Sensação de dever cumprido, pois representei minha escola, família, amigos e principalmente a cultura popular.

O que você leva para sua vida desta experiência?

Tive experiência que só a corte pode me proporcionar. Fui solidaria, tivemos visitas a hospitais, asilos e com tudo tive um crescimento pessoal que me deixa muito satisfeita e feliz, pois hoje posso dizer que amadureci como cidadã.

O que você diria para as candidatas que hoje tentam este título?

A mensagem que deixo para as Rainhas que estão em busca do titulo é que possam carregar o orgulho de representar sua escola, pois todas são merecedoras e vitoriosas por já serem as Soberanas 2015.

Deixe uma mensagem ou agradecimento a quem achar necessário.

Gostaria de agradecer a minha família, ao Império da Zona Norte e todas as pessoas que estiveram ao meu lado e caminharam junto comigo para que este sonho fosse real.  Agradecer a acolhida de todos os carnavalescos que nos acompanharam, e não poderia deixar de agradecer a CORTE DO CARNAVAL 2014 pelos maravilhosos momentos, pelas experiências trocadas, abraços apertados, momentos grandiosos que me sinto honrada de ter passado tudo isso ao lado de vocês.

Rainha Brenda


Me tornar Rainha do Carnaval 2014, foi uma experiência incrível e realização de um sonho dês de menina,pois sendo do carnaval desde pequena na minha cidade,poder representar a capital como Rainha do Carnaval é grandioso!!! está dentro e fazer parte desta cultura maravilhosa que é o nosso carnaval,é algo que levarei para sempre comigo...

O que eu levo desta experiência, é que sonhos existem para serem realizados, devemos sempre seguir em frente corre atrás e nunca devemos desistir.
Aproveitar cada segundo como se fosse o ultimo e fazer de cada momento um aprendizado.

O que eu diria para as candidatas que hoje tentam este título.

Acreditem que vocês podem e são capaz, tenham pensamento positivo, sejam vocês mesmas e demonstre todo amor alegria que vocês tem pelo nosso carnaval,transmitam está verdade no Olhar no Andar e no Samba. Boa Sorte!!!
O meu agradecimento fica para todo o povo carnavalesco que recebeu a corte 2014 de braços abertos,ao nosso rei Fábio Verçosa que sempre está disposto a ensinar e auxiliar sua corte,as minhas Princesas Alana Garcia e Caroline Aires, que sempre me apoiaram e me ajudaram,que além de colegas se tomaram amigas,e as nossos anjos tia Neuza e tia Marilda, que estavam sempre ali quando nos precisávamos, um Muito Obrigado a todos vocês pois se meu ano de 2014 foi maravilhoso é por que cada um de vocês contribuiu.
OBRIGADO !!!