quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

CETE qualifica julgadores do módulo musical

Bateria, samba enredo e harmonia serão os quesitos trabalhados no segundo encontro de qualificação de 2015.
Foto: reprodução.

O CETE (Centro de Estudos e Pesquisa de Tema Enredo e Memória do Carnaval) segue com sua programação para qualificação de jurados para o carnaval de 2015. Após a abertura e a realização do primeiro módulo de qualificação, os seminários seguem ocorrendo todos os sábados. Neste próximo, dia 17, os quesitos que englobam a música em um desfile de escola de samba serão abordados, a partir das 13h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar).

No módulo musical serão analisados os quesitos samba-enredo, harmonia musical e bateria. O objetivo é capacitar os sócios do CETE e torná-los aptos a julgar os quesitos avaliados nos desfiles de escolas de samba no interior do Rio Grande do Sul.

O primeiro palestrante da tarde será Leandro “Lelê” Anthunes. Músico e compositor vencedor de sambas nos Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, União da Vila do IAPI, Samba Puro e Embaixadores do Ritmo, entre outras, além de fundador e vocalista do grupo Louca Sedução. Lelê foi jurado em 2014 nas cidades de Passo Fundo, Rio Grande , São Leopoldo e Novo Hamburgo, sempre julgando o quesito Bateria.

Depois será a vez de Sandrinho Gessé, intérprete, compositor e professor de técnica vocal, que já dirigiu a harmonia do Estado Maior da Restinga, além de contar passagens pelos microfones de Bambas da Orgia, Praiana, Império da Zona Norte, Samba Puro, Estação Primeira de São Léo e, atualmente, na Unidos de Vila Mapa. Sandrinho falará sobre Harmonia.

O painel encerra com o quesito Samba Enredo, com o cantor, compositor e músico Tom Astral, autor premiado por seus sambas-enredo em Porto Alegre e várias cidades do interior do Estado, tendo sido, por 10 anos consecutivos, ganhador do “Estandarte de Ouro” no quesito samba-enredo. Também já atuou como diretor de harmonia musical da Protegidos da Princesa Isabel, Acadêmicos do Rio Branco, Império do Sol e Apito de Ouro. Foi cavaquinista da Imperatriz Dona Leopoldina e apoio vocal do Estado Maior da Restinga. Em 2014, foi jurado nas cidades de Rio Grande, Santana do Livramento e Cruz Alta.

Veja a programação do dia 17.01.2015 (Módulo Música)

13h30 – Abertura
14h – Painel Bateria: Leandro “Lelê” Anthunes (músico)
15h – Painel Harmonia Musical: Sandrinho Gessé (músico)
16h – Painel Samba Enredo: Tom Astral (músico)

Exigências para ser jurado do CETE

Para julgar carnaval pelo CETE são exigidos alguns requisitos dos interessados:

- ser associado do CETE e estar com as mensalidades em dia;
- ter feito o Seminário de Qualificação em Critérios de Julgamento, com presença obrigatória em pelo menos 2 dias (imprescindível estar presente no dia do módulo dos quesitos que pretende julgar e no dia do fórum com os dirigentes)
- ter concluído ao menos uma das seis turmas anteriores do curso de tema enredo promovido pelo CETE.

A taxa de inscrição para o Seminário de Qualificação é de R$ 20,00 para quem se associou ao CETE após abril de 2014 e para sócios com mensalidades atrasadas. Sócios do CETE com as mensalidades em dia estão isentos da taxa.

*Colaboração: Gerson Brisolara - Dir. Comunicação CETE