quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

CETE encerra seminários de qualificação

Manual com os critérios de julgamento do CETE serão apresentados às ligas e associações carnavalescas. 
Foto: Luís Pedro Fraga

O CETE (Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memória do Carnaval) conclui neste sábado (31), seus seminários de qualificação de jurados, que ocorreram ao longo do mês de janeiro na Assembleia Legislativa (Sala João Neves da Fontoura). O objetivo é capacitar os sócios do CETE e torná-los aptos a julgar os quesitos avaliados nos desfiles de escolas de samba no interior do Rio Grande do Sul.

Para isso a conclusão desta preparação, a entidade organizou uma programação especial, onde receberá no Plenarinho da Assembleia, localizado no 3º andar do prédio, representantes das ligas e associações carnavalescas da cidades onde o CETE será o responsável pelo julgamento dos desfiles de carnaval.

A programação inicia com a palestra que irá abordar questões como ética e postura dos jurados durante os julgamentos, e será ministrada pela vice-presidente do CETE, Sandra Tarragô.

Logo depois, sob a coordenação do presidente do CETE, Sérgio Peixoto, haverá um fórum reunindo os presidentes e representantes das ligas e associações carnavalescas das cidades do interior do Rio Grande do Sul onde o CETE irá julgar carnaval em 2015. Na ocasião, será apresentado aos dirigentes o manual preparado pela entidade com os critérios adotados para julgar os desfiles das escolas de samba e estará aberto para questionamentos por parte dos dirigentes.

À tarde, na volta do intervalo do almoço, o coordenador da Comissão de Julgamento do CETE, Éder de Barros, falará sobre o preenchimento correto das planilhas de jurados e dos mapas de notas.

Após isso, terá início o painel denominado de “Resumão”, no qual integrantes do CETE apresentarão minipalestras sobre os critérios de julgamento dos quesitos evolução, enredo, fantasia, alegorias e adereços, bateria, harmonia musical, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, passistas e porta-estandarte.

Logo após, marcando o encerramento da segunda edição do Seminário de Qualificação, haverá a entrega dos certificados aos participantes.

Veja a programação do dia 31.01.2015 (Plenarinho da Assembleia):

 9h – Abertura
9h30 – Painel Ética: SANDRA TARRAGÔ, vice-presidente do CETE
10h – Fórum com presidentes e representantes das ligas e associações carnavalescas do RS, coordenado por SÉRGIO PEIXOTO, presidente do CETE
Das 12h às 13h30 – Intervalo para almoço
14h – Painel Preenchimento de Planilhas: ÉDER DE BARROS, coordenador da Comissão de Julgamento do CETE

15h – Painel RESUMÃO (um breve resumo sobre cada quesito e seus critérios de julgamento) – Evolução: ÉDER DE BARROS; Enredo: ÉDY DUTRA; Fantasia: PATRÍCIA FRAGA; Alegorias e Adereços: BETE MADRUGA; Bateria: MARCELL DUBOIS; Harmonia Musical: VITINHO NASCIMENTO; Samba-Enredo: ROBERTO NASCIMENTO; Mestre-Sala&Porta-Bandeira: ANA TARRAGÔ; Comissão de Frente: ZEZINHO; Passistas: ANNA KOSTA; Porta-Estandarte: GUISLAINE PEREIRA.

18h30 – Entrega dos certificados aos participantes do seminário.

Exigências para ser jurado do CETE

O seminário é exclusivo aos associados do CETE e para quem concluiu ao menos uma das seis turmas do curso de tema enredo até agora realizadas. Para julgar carnaval pela entidade são exigidos alguns requisitos dos interessados, como:

- ser associado do CETE e estar com as mensalidades em dia;
- ter feito o Seminário de Qualificação em Critérios de Julgamento, com presença obrigatória em pelo menos 2 dias (imprescindível estar presente no dia do módulo dos quesitos que pretende julgar e no dia do fórum com os dirigentes).

A taxa de inscrição para o Seminário de Qualificação é de R$ 20,00 para quem se associou ao CETE após o mês de abril de 2014 e para os sócios com as mensalidades atrasadas. Associados do CETE com a mensalidade em dia estão isentos da taxa.

*Colaboração Gerson Brisolara - Dir. Comunicação CETE