segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

As tias do Samba


Um dos setores mais tradicionais do carnaval é a ala de baianas, pois assistir a beleza do giro delas emociona quem assiste ao desfile.

A ala que foi conduzida no carnaval nos anos 30, com o intuito de homenagear as “tias” do samba, que acomodavam os sambistas que na época eram marginalizados, hoje é obrigatória na escola de samba, mesmo não sendo quesito de julgamento, mas podendo penalizar a agremiação que não apresentar o número exigido pelo regulamento.


No carnaval de Porto Alegre, existe uma particularidade que são as baianas que realizam uma maratona desfilando em várias escolas de samba às vezes na mesma noite.

Certa vez nesses carnavais da vida, lembro-me de uma baiana que conheci na avenida a percebi em uma escola e depois em outra. Não me contive e depois de finalizado a apresentação da ala, conversamos rapidamente com a “tia” do samba. Ela já parecia cansada não pelo percurso realizado, muito menos pela pesada fantasia, mas porque estava desfilando na segunda escola naquela noite.

No momento que fui entrevista-la a “tia” saiu apressada, alegando que estava se deslocando para o barracão de outra agremiação. Confesso que não acreditei naquela correria da maioria das baianas que não podiam assistir o restante do desfile e tinham fôlego de maratonista para desfilar pela terceira vez seguida.


Passou-se o tempo e o desfile estava acontecendo e as baianas firme e forte cumprindo o seu papel com o sorriso estampado no rosto, girando para o grande público. Mais uma vez a mesma “tia” do samba escapou da entrevista, pois tinha que correr para o barracão, mas era visível a satisfação dela por estar participando da maior festa popular.

Oxalá que todas as baianas sejam cada vez mais valorizadas por nossas escolas de samba, pois é patrimônio da nossa cultura e muitas delas se dedicam não somente pelo seu pavilhão, mas por todas as bandeiras do carnaval.

 E que cada vez mais as nossas “tias do samba” desfilem com o sorriso estampado no rosto.


UM FELIZ 2015 À TODOS COM A BENÇÃO DO SANTO GUERREIRO!!