sábado, 22 de novembro de 2014

CETE promove celebração ao Dia Nacional do Samba

Igreja das Dores sediará celebração no Dia do Samba.
Foto: Lauro Evaniro
Por Lauro Evaniro

A bela Igreja da Paróquia Nª Senhora das Dores, na Rua dos Andradas, será palco de uma cerimônia inter-religiosa pela passagem do Dia Nacional do Samba, no próximo dia 02 de dezembro, terça-feira, a partir das 19:30. O cerimonial será conduzido pelo jornalista Cláudio Brito e contará com bênçãos religiosas, através de Pai Clóvis (membro do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros), Padre Almeida (pároco da Igreja das Dores) e a benção das águas, que será ministrada por frei Suzin,  para a lavagem simbólica das escadarias do templo.

A parte artística estará a cargo do grupo Afrosul e do coral Cecune. Na parte externa da igreja, ocorrerá a bênção aos estandartes presentes e, logo em seguida, uma bateria acompanhada de intérpretes convidados fará o Samba ecoar pelo centro de Porto Alegre.

Vale ressaltar que as porta-estandartes devem confirmar a presença com a Tiquita, presidente da Udesca, bem como os intérpretes interessados devem contatar o presidente do CETE, Sergio Peixoto.

Para a realização desta celebração, o CETE (Centro de Estudos e Pesquisa de Tema Enredo e Memorial do Carnaval) está recebendo o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Estadual da Umbanda e dos Cultos Afro Brasileiros, AECPARS, LIESPA,UECGAPA,UDESCA, Coral Cecune, Codene, Afrosul, entre outros.