quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Vitinho, Marcelinho e Helida palestram no CETE

A relação do tema enredo com samba enredo, harmonia musical e o bailar de mestre-sala e porta-bandeira será abordada no sábado, dia 11 de outubro, na Assembleia Legislativa
Três nomes consagrados no carnaval de Porto Alegre são os convidados de sábado, dia 11 de outubro, dentro da programação do módulo 2 da sexta turma de tema enredo do CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memorial do Carnaval.
O primeiro palestrante da tarde será Victor Nascimento, o Vitinho, músico, compositor, produtor musical do CD oficial do carnaval de Porto Alegre e diretor de harmonia com passagens por diversas escolas de samba. Junto com seu pai, Roberto Nascimento e parceiros como Arílson Trindade e Claudinho, assinou os sambas que foram para a avenida na Restinga (2006 e 2007), Vila do IAPI (2006 e 2008), Império da Zona Norte (2008 e 2013) e Imperadores do Samba (2013, 2014 e 2015, estes com parceria com Roberto Nascimento e Andy Lee). Foi laureado com o Estandarte de Ouro em 2006 (Restinga) e 2008 (Vila do IAPI) e recebeu ainda o Troféu Udesca 2013 (pelo samba dos Imperadores). Vitinho vai falar falará sobre composição de samba enredo e direção de harmonia em relação ao tema enredo.
Logo em seguida, será a vez do casal Luiz Marcelo (Marcelinho), e Hélida Freitas, respectivamente, mestre-sala e porta-bandeira da Academia de Samba Praiana. Com quase 30 anos de carnaval, Marcelinho começou sua carreira nos Bambas da Orgia, passando, depois, por União da Vila do IAPI, Filhos da Candinha, Mocidade independente da Lomba do Pinheiro, Estado Maior da Restinga, Academia de Samba Praiana, Império da Zona Norte e Imperatriz Dona Leopoldina. O premiado mestre-sala detém 18 prêmios Estandarte de Ouro, somente em Porto Alegre, e é o único profissional do carnaval a ganhar quatro títulos por quatro escolas diferentes (Bambas, Restinga, Império e Imperatriz).
O casal palestra no curso desta semana - Foto divulgação/CETE
Hélida é instrutora no projeto Padedê do Samba e já defendeu o pavilhão de importantes entidades da folia, como União da Vila do IAPI, Protegidos da Princesa Isabel e Império da Zona Norte. As palestras terão início a partir das 14 horas, na Sala Maurício Cardoso, no 4º andar da Assembleia Legislativa do RS. 
PROGRAMAÇÃO
14h às 16h – VICTOR NASCIMENTO falará sobre Samba enredo e harmonia musical
16h às 16h15 – Intervalo
16h15 às 18h – MARCELINHO E HELIDA falarão sobre mestre-sala e porta-bandeira
SERVIÇO:
Victor Nascimento, Marcelinho e Hélida Freitas – 12ª palestra do módulo 2 do curso de tema enredo do CETE.
Dia 11 de outubro, sábado, das 14h às 18h. Local: Sala Maurício Cardoso, 4º andar, prédio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça da Matriz, 101 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS).
Entrada franca para alunos do CETE; 15 reais (sócios do CETE que não estão matriculados no curso); 30 reais (não-sócios do CETE).