segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Sol ou temporal, ensaio é tudo igual!

Finalmente o Sol chegou ao Rio Grande do Sul para o alivio de todos nós. A semana foi de chuvas intermináveis, temporais e destruição por todo o estado. No ultimo sábado (18), dei uma rápida passada na quadra da União da Vila do IAPI, sem esperança de encontrar muita gente: ME ENGANEI! Mesmo com a chuva que caía sem trégua na capital, lá estavam os integrantes da escola para mais um ensaio técnico, em especial a Bateria Coração da Vila, ou como gosta de ser chamada, Bateria 3D.

A dificuldade que esperava encontrar no andamento do trabalho a duas semanas da mostra do samba e com um samba recém chegado foi totalmente descartada de existir. Seguro do trabalho e de seus ritmistas, Mestre Boneco calmamente passava e repassara as primeiras bossas pretendidas para o samba que será entoado por Tinga, Marcinho Ferraz, Wilsinho Astral e companhia.



Antes mesmo da harmonia “subir ao palco”, os “batuqueiros” da Vila estavam com seus instrumentos em punho para agilizar o processo do trabalho rítmico, e não se renderam ao aguaçal que tomava conta do chão da quadra.

Embora eu tenha gostado do que vi, Mestre Boneco é critico ao seu próprio trabalho quando fala nas bossas e no samba recém chegado: “Estando a poucos dias da mostra do samba a tardia chegada do samba atrapalha um pouco. A mostra é o primeiro “confronto” e vitrine entre as escolas de samba. Enquanto boa parte das baterias já estão com bossas prontas eu estou ainda trabalhando os ritmos e as frases de tamborins e terceiras.” – explica o mestre.

Ele comenta que não irá acelerar o processo visando a mostra do samba. Vai ao evento sem muita ousadia e afirma que hoje está a um passo atrás das demais baterias, mas que em Fevereiro estará parelho, e na “briga” igualitária com as outras.

Outro ponto alto e a se destacar da Bateria 3D é a dedicação dos ritmistas. Boa parte deles não residem na capital e mesmo assim (faça chuva, ou muita chuva) não faltam a ensaios e apresentações da entidade.



“Meus ritmistas e a direção da minha bateria me mostraram neste ano, mas que nunca, que vestem a camiseta da Vila. Esta semana eles mesmos cobraram para que aumentássemos o número de ensaios, eles tem tanta sede de vitória quanto eu. Não somente pelas notas da nossa bateria mas pelas vitórias de toda a nossa Vila. Este ano fomos vice-campeões, agora vãos todos juntos buscar este décimo que nos separou da vitória.  Até a mostra temos um pensamento, depois dela vem toda a infra de uma bateria: 231 ritmistas, 10 diretores e os 3 coordenadores do desfile. Meu maior desafio é coordenar essas quase 250 pessoas, mas no fim, tudo acaba dando certo!”

Mestre Boneco, mesmo tendo iniciando como mestre em outras baterias é cria da Vila do IAPI. Foi na escola da locomotiva que ele começou tocando seu surdo de marcação. Após dois anos como ritmista ganhou a oportunidade de ser diretor auxiliar da bateria, ficou de auxiliar ate o carnaval de 2003. Recebeu o convite pra ser Mestre de Bateria da escola de samba Unidos do Guajuviras, e de pronto aceitou. Passou por Mocidade Independente do Jardim Planalto em (Esteio), Unidos do Capão e Acadêmicos de Niterói ate receber a oportunidade de ser o mestre de bateria de sua escola de coração: A União da Vila do IAPI. a Bateria da União da Vila do IAPI além do nome “Coração da Vila” também passou desde o carnaval de 2012 a ter um apelido. Trata-se de “Espetacular 3D”, pois devido ao desempenho da mesma regida por Mestre Boneco nos últimos carnavais alcançou nota máxima, ou seja, 3 Dez, e no último carnaval 4 Dez.

Falando sobre Juventude, a escola do Trem da Alegria é a terceira escola a desfilar na sexta-feira de carnaval no Complexo Cultural do Porto Seco. 

Ensaios da Bateria está semana: 

Hoje (Segunda, 20) - Início ás 19 horas 
Quinta (23) - Início ás 19 horas 
Sábado (25) - Início ás 19 horas, com a presença do Mestre Odilon Costa

O ônibus que traz os ritmistas da grande Porto Alegre interessados em compor a bateria de Mestre Boneco sairá dos lugares de costume e no horário de sempre. Veja o percurso: Sapucaia do Sul - (Malessa), Esteio – (Pátio), Canoas – (Guajuviras  - quadra), Canoas – ( Niterói – Esquina do Eder e do Foca). A quadra da União DA Vila do IAPI fica na Bernardino Silveira Amorim, 911 no Bairro Sarandi.