terça-feira, 21 de outubro de 2014

O aniversário do rei de duas coroas

Hoje é uma data muito especial para o Carnaval gaúcho.  Um dos grandes Reis Momos de nosso estado, completa 38 anos. Nascido em Porto Xavier, Daniano Ricardo Engers, foi "picado pelo bichinho do carnaval" em 1998 quando veio morar na capital.  Antes disso já admirava o evento através das transmissões televisivas e nos bailes infantis de sua cidade natal.

Em 2006, veraneando em Arroio do Sal, atirou-se de vez no samba. E com sua simpatia e carisma, logo foi convidado para ser passista da Escola CAMA (Clube dos Amigos Malandros de Arroio do Sal). Nos três anos que desfilou neste posto, tirou nota dez de todos os jurados. Em 2007, foi convidado para ser o representante máximo do evento.  Cargo que ocupa até hoje.

Por ser um dos maiores ativistas culturais de Arroio do Sal, colabora na organização da maior festa cultural do município, a Festa do Pescador. E em 2013, em meio ao evento, foi convidado a ser Rei Momo de Guaiba de 2014. O trabalho muito bem executado fez com que fosse reconduzido já para o Carnaval de 2015.


Seu ídolo, embora não tenha conhecido pessoalmente,  foi o eterno,  1º e único,  Vicente Rao. Estudou sua história através de livros e reportagens.  Na atualidade, tem como ícone, o Rei Momo de Porto Alegre, Fábio Verçoza.  Amigos desde o momento que se conheceram, desenvolvem juntos, algumas ações sociais.  Aliás, razão pela qual,  Daniano passou a sonhar em ser Rei Momo.

Hoje, além dos dois Reinados, cursa o último semestre de Educação nas Organizações, na PUCRS, e é analista líder de qualidade de software na totvs.

No Carnaval de Porto Alegre, já teve passagens pelas Escolas Acadêmicos de Gravataí, Embaixadores do Ritmo e Bambas da Orgia. E no Rio de Janeiro seu coração bateu forte ao escutar Peguei um Ita no Norte, do Salgueiro.

Para Daniano Igualdade é a palavra que define o Carnaval, pois é uma festa popular onde todos se divertem da mesma maneira... ricos, pobres... gordos, magros. ... altos e baixos... Além de ser a maior manifestação cultural popular brasileira.

E para finalizar, a palavra do Rei Momo da capital gaúcha sobre o Rei Momo de Guaiba e Arroio do Sal, no dia do seu aniversário:

- Daniano é um ser humano iluminado. Embora de uma humildade ímpar, veio ao mundo para brilhar.  Minha admiração por ele vai além do Carnaval.  Culto, educado, articulado e dedicado no que se propõe fazer. Parabéns meu irmão de coração!