sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Um pedacinho da Lapa no coração de Novo Hamburgo


         Olá gente!!! Vez ou outra vou compartilhar com a galera em geral algumas dicas de locais onde rola um bom samba! Pra início vou falar de um lugar que eu conheço bem: um tal...

Buteko do Giovani... um pedacinho da Lapa Carioca no coração de Novo Hamburgo! O reduto sambista no Vale dos Sinos tem as paredes revestidas com velhos e charmosos azulejos estilo “Português Colonial”. E um São Jorge soberano em um pequeno altar suspenso num dos cantos do bar saúda e protege todos que vão buscar ali momentos de alegria ao som de um bom samba. Quem leva a fama e dá nome ao bar é o Giovani mas o ambiente acolhedor e familiar tem em Dona Áurea (sua mãe) e Dana (sua irmã), suas autoridades máximas (hehehe).                                                               
           Frequentado por pessoas que fazem dali quase que sua segunda casa, o local se tornou referência de samba na região. Dificilmente se vai ao “buteko” uma vez só, o clima e o samba de lá são viciantes. Vem gente de todo lugar!
  

           Nos microfones do bar; além deste que vos escreve; já cantaram e cantam muita gente boa do samba gaúcho e de fora do estado também. Cláudia Quadros (a nossa “Alcione do Sul” já é quase dona do bar), Alexandre Belo, Márcio Medina, Gusttavo Martins, Éverton do Pagode do Dorinho, Kaubi Tavares, Tuddinho, Paulinho do Banjo, Alex do Cavaco, Césinha, Lu Astral, o carioca Gustavinho Oliveira, Wandinho e Léozinho do S.O.S, Paulista do Samba Tri, Sandrinho Gessé , Deco Costa e muitos outros tantos artistas já soltaram a voz pro povo butequeiro ouvir
           

Outro diferencial que faz do “buteko” um lugar especial é a “hora das canjas”. Alguns freqüentadores “privilegiados” dão o “ar de sua graça” e mandam ver em participações mais do que especiais. Não citarei nomes pra que depois não venham a cobrar cachês pelas participações nem direitos autorais pelas citações(hehehe). O certo é que  muita gente vem se “revelando” cantor(a) nos sambas de lá.
            HÁ UMA ÚNICA EXIGÊNCIA (que às vezes não é respeitada e me deixa “P...” da vida) : “NÃO CANTE ,NÃO PEÇA,NEM LEMBRE ALGUM LÊLÊLÊ !”

As modinhas de rádio não são bem quistas por lá. “Lêlêlê no “Buteko” só se o cavalo branco do São Jorge descer de seu altar e ele mesmo pedir. Sacou? Ali reinam absolutos... Zeca, Guineto, Aragão, Nogueira, Fundo, Beth, Alcione, Candeia, Monarco, Clara Nunes, Noite Ilustrada, Gonzaguinha e etc (então se quiserem dar uma canja já sabem onde procurar o repertório).


            Se for sua primeira visita peça ao “Giovani” para conhecer a área dos fundos (churrasqueira, piscina, etc), ele estará sempre disponível e adora mostrar( os fundos DO BAR... hehehe). Essa área também é propícia pra comemorar aniversários ou recepções particulares.

            Todas as sextas estamos a esperar vocês. Eu, o Moura( o tarado imorrível), o Mano Astral, o Marcelo Fumaça, o Juninho 7 cordas, nossos convidados, “canjeiros” e “butequeiros de sempre” pra sambarmos juntos até altas horas da matina.


            E este final de semana será especial, pois além de estarmos recebendo hoje(sexta) a super star CLAUDIA QUADROS ( ela já tem até fã-clube lá); amanhã no sábado(27) a partir do meio-dia vai rolar a festa de aniversário do GIOVANI, com “trocentas atrações”e sem hora pra acabar. Quer samba? Samba mesmo?  Diversão? É só chegar... Por hoje era isso. Abraço Astral e... nos vemos por lá !!!!