terça-feira, 9 de setembro de 2014

Uecegapa divulga nota informando quais escolas integrarão os desfiles dos Grupos intermediário A e Acesso

União da Tinga retorna ao Grupo de Acesso - Foto Samuel Maciel/PMPA

A Uecegapa (União das escolas de samba dos Grupos Intermediários e de Acesso de Porto Alegre) divulgou na tarde desta terça-feira (09) documento em que define as escolas desfilantes nos dois grupos que a entidade rege. Entre as decisões, o conselho da Uecegapa decidiu não substituir a escola de Samba Apito de Ouro que afastou-se do carnaval, mantendo assim somente seis escolas no Grupo de Acesso.

Também foi votada qual entidade voltaria a participar do Grupo de Acesso no carnaval 2015, e a escola mais votada junto ao conselho de presidentes foi a União da Tinga. No próximo carnaval, provavelmente, Os Filhos da Candinha e Fidalgos e Aristocratas desfilarão como convidadas do carnaval, abrindo as duas noites de desfiles dos grupos intermediário A e Acesso. Vejo como ficaram os grupos e abaixo o documento na integra divulgado pela UECEGAPA.

GRUPO Intermediário A

Academia de Samba Puro
Academia de Samba Praiana
Unidos do Guajuviras
Império do Sol
Imperatriz Leopoldense
Realeza
Unidos do Capão

GRUPO DE ACESSO

Academicos da Orgia
Protegidos da Princesa Isabel
Academicos de Niteroi
Unidos da Vila Mapa
Escola de Samba da Gloria
União da Tinga

TRIBOS:

Os Guaianazes
Os Comanches



UECEGAPA
PARECER TÉCNICO DA DIRETORIA EXECUTIVA APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL DO DIA 08/09/2014

.
Ascenso técnico ao Grupo de Acesso.

Conforme previsto no Regulamento do Carnaval 2014/2015
“Haverá a desclassificação de 01 (uma) Escola do Grupo de Acesso, a  última colocada em 2014. “

Neste caso conforme rege regulamento vigente e com aprovação em Assembleia Geral a ultima colocada no desfile do Grupo de Acesso no carnaval de 2014, a Escola Os Filhos da Candinha esta desclassificada.

Relativamente ao complemento do número de entidades do Grupo de Acesso, é previsto a substituição da Entidade  desclassificada , ultima colocada , conforme o art. 8º  § 1º ;

“ § 3º – O ingresso no Grupo de Acesso deverá ser precedido de avaliação das condições organizacionais de pessoa jurídica, estrutural e de desfile, das pretendentes ao lugar vago, a qual deverá ser efetivada pela Direção Executiva e suas Diretorias Técnicas, e aprovada por Assembleia Geral da UECGAPA. após atender os requisitos que seguem:

I – Ter obtido avaliação satisfatória nos últimos desfiles como convidada;
II- Ser representativa em uma Comunidade constituída;
III- Apresentar local adequado e próprio para realização de ensaios e eventos;
IV- Realizar de forma sistemática Projeto Social, de relevância para a comunidade, prioritariamente no segmento do Carnaval;
V - Ter número adequado de instrumentos, conforme obrigações do Regulamento para o quesito Bateria;
VI – Comprovar a posse de chassi para confecção de alegorias, no número mínimo exigido no Regulamento do Carnaval, para o Grupo de Acesso.  “

Indicamos a União da Tinga para desfilar no Grupo de Acesso em 2015 devido a:

- Ter obtido avaliação satisfatória no último desfile como convidada ;
- Ter, comprovadamente, representatividade efetiva em uma comunidade constituída e com efetivo populacional expressivo;
- Apresentar local adequado e próprio para a realização de ensaios e eventos;
- Estar realizando, de forma sistemática há aproximadamente três anos, projeto social junto à sua comunidade, notadamente de capacitação visando o fomento à Cadeia Produtiva do Carnaval, com o cursos de aderecista, aramista, percussão entre outros , em parceria com o Instituto Federal Sul , região Restinga e ;
- Principalmente ter, comprovadamente a posse de chassi para confecção de alegorias, em número exigido para o Grupo de Acesso.
Complementarmente, ressaltamos que, a Escola União da Tinga, atendeu a todos os requisitos e se habilita a participar do Grupo de Acesso em 2015.
PARECER APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL DA ENTIDADE REALIZADO NO DIA 08/09/2014.

2- Vacâncias no Grupo de Acesso

- PARECER TÉCNICO DA EXECUTIVA DA UECGAPA.

Considerando o número reduzido de barracões a disposição no Porto Seco, em relação ao número de Entidades desfilantes ;
Considerando que a qualidade do carnaval apresentado nos desfiles passa pela qualidade das alegorias e fantasias apresentadas  e isto está diretamente associado ás condições de trabalho nos barracões ;
Considerando que já está amplamente comprovado que é impossível, para as condições ideais, com vistas ao trabalho nos barracões, haver mais de duas escolas compartilhando o mesmo barracão;
Considerando que, também, a partir de um suporte financeiro mais adequado às Escolas, é garantida a melhoria na qualidade do produto carnaval apresentado e, não há nenhuma sinalização do Poder Público no sentido de aumentar o valor total de cachês a ser distribuído   , como também indicativo de , num futuro próximo haver aporte da iniciativa privada no Carnaval dos Grupos “A” e Acesso , de forma efetiva e ;
Considerando, orientações do Poder Público no sentido de uma reorganização de todos os Grupos que compõem o Carnaval de POA, nos próximos anos.

Propomos que, não seja suprida a vacância ora gerada pelo desligamento do Apito de Ouro , bem como vacâncias futuras , até que se tenha uma nova configuração dos Grupos, que gere o suporte à qualidade do produto carnaval , necessária a retomada do público e expectadores que o nosso Carnaval já apresentou , trazendo com esta conjugação de qualidade e assistência, aporte extra de recursos de parceiros públicos e privados, á nossa festa maior. PARECER APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL DA UECGAPA REALIZADA EM 08/09/2014.

CONFORME APROVAÇÃO DO PARECER TÉCNICO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UECGAPA E APROVADO EM ASSEMBLEIA GERAL DA UECGAPA REALIZADO EM 08/09/2014 SEGUE ABAIXO ENTIDADES DESFILANTES.

GRUPO Intermediário A

Academia de Samba Puro
Academia de Samba Praiana
Unidos do Guajuviras
Império do Sol
Imperatriz Leopoldense
Realeza
Unidos do Capão

GRUPO DE ACESSO

Academicos da Orgia
Protegidos da Princesa Isabel
Academicos de Niteroi
Unidos da Vila Mapa
Escola de Samba da Gloria
União da Tinga

TRIBOS:

Os Guaianazes
Os Comanches

A Ordem dos desfiles será realizada sorteio em Assembleia Geral que será realizada oportunamente.

UECGAPA/AECPARS
A Coordenação técnica dos desfiles ficara a cargo da UECGAPA e da AECPARS

Ass.: Diretoria Executiva da UECGAPA.
Porto Alegre, 08 de Setembro de 2014.