quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Pesquisadora Rachel Valença palestra no CETE neste sábado

Escritora carioca é vice-presidente do Museu de Imagem e do Som do Rio de Janeiro e vai falar sobre as nuances de tema enredo e o julgamento do quesito

Palestra com Rachel Valença (2ª da esq para dir) para o CETE em 2013. Foto Luiz Pedro Fraga/CETE

Sempre com o objetivo de qualificar e propiciar a troca de saberes e experiências em benefício dos carnavalescos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, o CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memorial do Carnaval traz novamente à capital gaúcha uma das mais importantes e respeitadas autoridades do mundo do samba: a escritora e pesquisadora Rachel Valença.

A palestra vai acontecer no sábado, dia 13 de setembro, às 14h, no auditório da AFOCEFE – Sindicato dos Técnicos Tributários do Rio Grande do Sul dentro da programação do módulo 2 da sexta turma de tema enredo do CETE. Ela vai falar sobre enredo e o julgamento do quesito. Na condição de pesquisadora do carnaval, a professora Rachel Valença também vai traçar um amplo painel sobre essa festa popular brasileira.

Rachel Valença, em desfile pela Império Serrano,
 na Marquês de Sapucaí, no carnaval de 2014.
Crédito: Divulgação/CETE
Carioca, filóloga e jornalista, Rachel Valença é mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense e lançou livros sobre o carnaval: “Serra, Serrinha, Serrano: o império do samba” (1981), escrito em parceria com Suetônio Valença, sobre a escola de samba Império Serrano; e publicou ainda “Carnaval: pra tudo se acabar na quarta-feira” (1996) e “Carnaval: para saber mais” (2003), além de artigos em periódicos e textos incluídos em livros. Também desenvolveu pesquisa no projeto de elaboração do dossiê “Matrizes do samba no Rio de Janeiro”, para registro do samba carioca como patrimônio cultural do Brasil.

Rachel Valença trabalhou por 33 anos como pesquisadora na Casa de Rui Barbosa e atualmente ocupa a vice-presidência do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. É torcedora do Império Serrano há mais de 40 anos, escola na qual foi ritmista e, até 2010, foi vice-presidente da verde e branco de Madureira. Atualmente, possui uma coluna/blog no portal SRZD.

SERVIÇO:

Rachel Valença – 10ª palestra do módulo 2 do curso de tema enredo do CETE.

Dia 13 de setembro, sábado, das 14h às 18h. Local: auditório da AFOCEFE Sindicato (Rua dos Andradas, 1.234 – Edifício Santa Cruz – 21º andar – Centro Histórico, Porto Alegre – RS). Entrada franca para alunos do CETE; 15 reais (sócios do CETE que não estão matriculados no curso); 30 reais (não-sócios do CETE).