sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Axé dos Bambas da Orgia

Orixás, Ogum e Iansã foram um dos destaques da noite.

Na noite desta quinta-feira (11),  Bambas da Orgia abriu sua temporada de ensaios shows para o carnaval de 2015. A "Nação Azul e Branco"  incorporou completamente o enredo “Bahia, Terra de Bambas”. A quadra da escola estava toda decorada com as fitas de Nosso Senhor do Bonfim. Já na entrada, baianas colocavam as fitinhas no público que ia chegando e adentrando num pedaço da Bahia que o Bambas se tornou.

Antes da apresentação do grupo show, um verdadeiro "banho de axé". Após a bênção da quadra, feita por uma baiana da escola, um casal interpretou os orixás "Ogum e Iansã", dançando no centro da quadra, saudando o público presente e trazendo boas energias para o ninho da águia. Tambores ecoaram pela quadra, seguidos por uma apresentação de capoeira, realizada por jovens e crianças da "Escola Estadual Poncho Verde", parceira da escola para o próximo carnaval.  Após a mostra de cultura, misticismo e arte da Bahia, o presidente Cleomar Rosa tomou a palavra agradecendo a toda coordenação da escola, por ter realizado um inicio de ensaios maravilhoso. Logo após foi feita uma linda homenagem a "Gillson Dornelles", falecido  no começo da semana. A quadra ficou completamente em silêncio durante 1 minuto.

Primeiro ensaio com casa lotada

Depois foi a vez do grupo show da escola  entrar em cena, muito bem trajado, com roupas inseridas no tema da escola, trazendo toda essência da afro baiana, estandartes, bandeiras, passistas e cabrochas se exibiram por toda quadra, cantando sambas marcantes da escola e também o samba do carnaval 2015. Uma das novidades foi a "Ala Delírios da Nação" que teve seu retorno a escola. Também vale lembrar que foi esbelta a entrada do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira "Evandro e Fabiana", que seguiram no meio da quadra acompanhados pela ala de baianas, trajadas de Oxum. 

“Depois deste início, a gente vai seguir trabalhando. O Bambas está com uma boa equipe de alas, de barracão. Temos a volta do Walmir Oliveira (diretor de carnaval), o carnavalesco Guilherme Xavier, que já tem experiência lá no Rio de Janeiro. Então a gente está trabalhando bastante para trazer o título que escapou em 2014.” - Diz Cleomar Rosa presidente dos Bambas da Orgia