quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Nossas Raízes lança seu Tema-Enredo 2015 e regulamento de inscrição para festival


Canoas - Associação Beneficente Recreativa Cultural NOSSAS RAÍZES esta lançando seu Tema – Enredo para o Carnaval 2015. “Lendas, Mistérios e Magias no Mundo Encantado de Nossas Raízes.”
VEJA A BAIXO O REGULAMENTO DO FESTIVAL DE SAMBA ENREDO 2015

1- Período de Inscrições: 01 até 27 de setembro do corrente ano.
As inscrições serão feitas pelos próprios concorrentes, ao apresentarem a ficha de inscrição e na aceitação dos termos deste Regulamento, que rege o Festival.
No ato da inscrição os autores deverão apresentar:
a) Ficha de Inscrição preenchida, fornecida por A.B.R.C. Nossas Raízes.
b) DEZ (10) cópias da letra em espaço dois (2) em papel branco, tamanho ofício (A4).
c) Tratando-se de música composta em co-autoria, os compositores deverão designar, na ficha de Inscrição, aquele que será o representante dos demais junto à coordenação do evento.
d) Deverão constar os dados dos co-autores e seus respectivos apelidos, se tiverem.
e) CD contendo um DEMO da música.
O local de envio do CD e das Letras, bem como a Ficha de Inscrição, físico.
Local: Quadra da Escola de Samba ABRC Nossas Raízes que fica na Rua Maria Faustino Correa, 185 – Vila São João – Bairro Guajuviras; das 9:00 ás 18:00 horas.

2- O julgamento será feito da seguinte forma:
I Haverá uma Pré-seleção de uma Comissão Julgadora no dia 05 de outubro de 2014 que escolherá os sambas que se apresentarão no dia 12 de outubro de 2014 na Quadra da Escola de Samba ABRC Nossas Raízes.
II O Samba Enredo é a ilustração poético-melódica do Enredo. Sua letra se refere ao enredo apresentado pela Escola, assim deve, por conseguinte, deve haver compatibilidade entre o enredo e a letra da música (samba).
III O samba enredo possui estilos característicos e versejar próprios e na mesma medida em que não deverá ser julgado como peça erudita, mas, igualmente, como expressão de linguagem popular não lhes deve ser exigidos esquemas fixos de métrica e rima.
IV O samba de enredo poderá ainda ser descritivo e ou interpretativo. Descritivo é aquele que relata minuciosamente o enredo. Descritivo é aquele que conta o enredo sem fixar-se a detalhes, mas contendo implicitamente, a idéia ao espírito das principais passagens do enredo.
V Serão atribuídas notas segundo as disposições abaixo especificadas:
QUESITOS:  3.1 LETRAS – MELODIA – HARMONIA. Cada um dos quesitos terá cinco subitens, todos com validade de zero (0), passando pelo meio (0,5) ponto, até o máximo de dois(2) pontos. A adição destes subitens não deverá ultrapassar a dez (06) pontos. A nota geral será obtida pela simples adição dos três campos, que não deverá ultrapassar trinta (18) pontos.
VI Quanto ao desempate, se houver, serão levados em consideração as notas especificadas nos subitens. Caso ainda persista o empate, então decidir-se-á por definição da Diretoria Executiva e Comissão de Carnaval da A.B.R.C. NOSSAS RAIZES.
VII Na letra; deverá ser observado:
Sub-quesitos: Valores:
a) Clareza Dois (2)
b) Criatividade Dois (2)
c) Encadeamento lógico Dois (2)
VIII Na melodia; deverá ser observado: 
Sub-quesitos: Valores:
a) se a divisão é perfeita dois (2)
b) se a harmonia prima para que todos cantem dois (2)
c) Se é criativa e original dois (2)
IX Na harmonia; deverá ser observado:
Sub-quesitos: Valores:
a) a constatação da perfeita igualdade do canto, da letra e da melodia pelo conjunto. Dois (2)
b) Harmonia do Samba: o entrosamento da melodia do samba com o ritmo. Dois (2)
e) A continuidade e a inalterabilidade do canto, Dois (2)

Das apresentações

As apresentações dos sambas serão realizadas internamente, com defesa ao vivo, os sambas serão apreciados pela equipe de avaliadores que a A.B.R.C. NOSSAS RAIZES estabelecer.
a) O sorteio das eliminatórias será efetuado no dia 12/10/2014 em nossa sede.
b) Não caberá por parte dos concorrentes que não estiverem presentes no sorteio, qualquer discordância quanto à ordem de apresentação de suas músicas. 
c) Qualquer alteração musical e/ou de letra e melodia deverá ser comunicada á coordenação do evento com antecedência de 10(DEZ) dias do Festival.
d) Cada samba concorrente será apresentado quatro (4) vezes, sendo uma (01) só com Harmonia Musical, e, outras três, com nossa Mini Bateria.
e) Os concorrentes deverão trazer suas Harmonias de Cordas e Vozes.
f) Os compositores deverão estar no local no dia de sua apresentação, com suas Harmonias de Cordas e Vozes 15 (quinze) minutos antes de sua ordem de apresentação.

Da Premiação

O primeiro colocado terá direito a uma premiação de R$ 1.500,00 ( Um mil e quinhentos reais). Com pagamento imediato após a homologação do resultado.

Disposições Gerais

O samba de enredo que possuir alguma falha, alguma palavra ou frase escrita de forma ou idéia fora dos conceitos morais e que possuir algum erro de concordância ou ainda, qualquer que seja a deficiência que possa vir a prejudicar a apresentação da Escola nos desfiles carnavalescos, estas falhas serão ajustadas, se necessário, para adequação ao tema de enredo proposto, pelo Compositor (es) Direção Executiva e Comissão de Carnaval da A.B.R.C. NOSSAS RAIZES.