quarta-feira, 13 de agosto de 2014

RBS TV poderá não transmitir o carnaval de Porto Alegre em 2015

Maurício Saraiva e Regina Lima na apresentação do Carnaval (Foto: Gilberto Perin/RBS TV)

O assunto que a algum tempo vem sendo falado nas rodas de conversas carnavalescas tomou força nesta semana. É bem possível que a RBS TV (Afiliada da Rede Globo de Televisão) não transmita o carnaval de Porto Alegre no próximo ano.

Os motivos seriam vários, entre eles o alto custo que a empresa tem para a transmissão do evento bem como a diminuição na qualidade do espetáculo oferecido por algumas escolas neste carnaval. Embora o martelo final não tenha sido batido, a possibilidade real e confirmada por alguns presidentes das escolas filiadas a Liespa.

A RBS TV tem os direitos até 2016 da transmissão do carnaval do Grupo Especial de Porto Alegre, o que não obriga a empresa a transmitir. Ou seja, o fato de ter o direito comprado, não da a RBS TV o dever de transmitir. Caso isso se confirme é bem possível que pelo contrato, outra emissora também não posso fazer a transmissão, a não ser que tenha liberação da própria RBS TV.

Além de quem está em casa e assistia aos desfiles do conforto de seu lar, as escolas de samba são as maiores prejudicadas com esta decisão. Além de perder a visibilidade que da a TV, algumas delas também terão dificuldades de manter seus enredos patrocinados, pela falta de uma grande divulgação dos mesmos.  O que se sabe é que na próxima semana haverá uma nova reunião que definirá o rumo desta historia entre os diretores da TV RBS e os dirigentes do carnaval de Porto Alegre. Vamos aguardar...