quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Gilberto Bica: o gênio virtual!

 Por Bruninho Valejo

Hoje o Setor 1 abre “as portas” para mais uma história de muita batalha e amor pelo carnaval. Na nossa maior festa popular tem tanta gente que faz tanto e aparece tão pouco não é? Muitas vezes amamos um trabalho e nem sabemos quem o fez... na maioria das vezes é o caso de pessoas como o Gilberto! Mas você sabe quem é o Gilberto? Pois bem...
Gilberto Bica, tem 37 anos de idade, mora atualmente no bairro Lomba Do Pinheiro – Porto Alegre. É casado e tem uma filha. Sempre foi uma pessoa batalhadora, desde criança teve seus sonhos a se realizar, estudou, se formou e hoje faz 12 anos que ele trabalha na profissão de “Arte-Finalista”. Pra quem não sabe, é o profissional que finaliza tecnicamente uma peça de publicidade para o fim a que se destina (impressão digital, serigrafia, jornal, revista, etc). O seu suporte e execução pode influenciar tecnicamente o resultado final.
Além de trabalhar com este tipo de serviço em uma empresa, Gilberto também trabalha com os Imperadores do Samba nesta mesma área. Ele conta pra gente como foi começar no mar vermelho e branco: “Sou apaixonado por carnaval, com um amor especial pela Imperadores do Samba. Minha relação com a Escola começa quando um colega de trabalho, em 1995 me convida para ir a um ensaio.” - conta

Desde o primeiro ensaio Gilberto se apaixonou pela entidade, pois estava chegando na escola num momento único e brilhante, pois foi uma década de muitas conquistas e composta de integrantes inesquecíveis como: Betinho, Medina, Neri Caveira, João Aruanda, Tiquita, Gudi, Denise, Isabel e Alexandre entre tantos outros grandes nomes. No ano de 1997 acontece o primeiro desfile de Gilberto pela escola, foi pela Ala- Revolução.
“Após alguns anos desfilei na Ala Leões da Fiel, hoje Ala da Carmem. Neste primeiros anos passava noites ajudando a confeccionar as fantasias da ala.” – Diz Gilberto. Como bom profissional que sempre foi, Gilberto sempre tentou de alguma forma divulgar a Imperadores e sim mostrar cada vez mais o seu amor pela escola, uma letra de samba personalizada, uma capinha de Cd para deixar na prateleira, uma camiseta entre muitas outras coisas.
No ano de 2006 ele teve a oportunidade de fazer o “Jornal da Imperadores”, e nos revela que até hoje guarda um exemplar como se fosse uma relíquia.“Normalmente só não estou vestido com a camiseta da Escola quando estou trabalhando.” – Diz Gilberto.
Seis anos se passaram e em 2012 Gilberto resolveu se aventurar pelas redes sociais, criando assim um grupo e uma pagina no facebook chamada: “Sou Imperador Até Morrer! E Você?” Nesta pagina, Gilberto publica noticias da escola, fotos e matérias criados por ele mesmo. Ele acabou se encantando e se dedicando cada vez mais, pois o que parecia apenas um passatempo, foi ficando cada vez mais serio.

Hoje a pagina esta bem divulgada, o povo curte, o povo compartilha. “Nesse meio tempo, conheci o Humberto Macedo que já começava a conquistar um espaço dentro da Escola. As vezes pedia uma foto pra ele, ele me pedia para criar alguma coisa pra ele publicar, assim passamos a ter uma parceria na divulgação da Imperadores do Samba.” – Diz Gilberto.
O carnaval 2014 chega ao final e Humberto pergunta a Gilberto se ele se interessaria a fazer parte de uma equipe de comunicação e marketing dentro da escola. O gigante não pensou duas vezes, tendo assim a missão de ser o responsável pela parte visual fazendo as artes necessárias para divulgação da escola do povo. Como Gilberto não pode se dedicar 24 horas pela escola, pois tem sua função no trabalho ele tira fotos e até mesmo escreve alguns artigos quando é necessário.
Você pode não saber, mas é da cabeça dele que saem todas as artes que você vê no Setor 1. A cara do site, com capaz e selos totalmente bem modelados é de inteira responsabilidade deste moça que completa em 2015, 20 anos de Imperadores do Samba.
O Gigante Gilberto é uma pessoa que geralmente você não vê, mas que faz toda a diferença pro nosso carnaval! Bate palma ai galera! “Levanta que O CARA da escola do povo acabou de chegar!