sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Claudio Russo palestra neste sábado no CETE


Neste sábado (23), o CETE – Centro de Estudo e Pesquisa de Tema Enredo e Memorial do Carnaval recebe Claudio Russo, um dos maiores vencedores de samba enredo entre os compositores da chamada “nova geração”. Claudio também é vencedor de mais de 50 sambas no Rio de Janeiro e em São Paulo . Ele falará sobre a composição e o trabalho de pesquisa de enredo na comissão de carnaval da Beija-Flor, onde é integrante.

Formado em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e com pós-graduação em História da África, Claudio compõe sambas-enredo há 22 anos, tendo vencido em torno de 50 disputas neste espaço de tempo nos carnavais do Rio e de São Paulo. Iniciou na ala de compositores da Em Cima da Hora e depois venceu sambas na Portela, Grande Rio, Beija-Flor, Renascer de Jacarepaguá, Nenê de Vila Matilde, entre outras. Em 2007 – pela Beija-Flor – ganhou seu primeiro Estandarte de Ouro, concedido pelo júri do jornal O Globo, com o samba “Áfricas, do berço real à corte brasiliana”, com seus parceiros Carlinhos do Detran, Gilson Dr. e J. Velloso.

Outros sambas de sua autoria que também se destacaram no carnaval carioca foram: “Quando o samba era samba” (Portela/1994, com Wilson Cruz e Zé Luiz), “Gentileza, o profeta saído do fogo” (Acadêmicos do Grande Rio/2001, com Carlos Santos, Ciro e Zé Luiz), “Manõa, Manaus, Amazônia, Terra Santa: alimenta o corpo, equilibra a alma” (Beija-Flor/2004, com Jessey, José Luis e Marquinhos), “Macapaba: equinócio solar, viagens fantásticas ao meio do mundo” (Beija-Flor/2008, com Carlinhos Detran, Gilson Dr., J. Veloso, Kid e Marquinhos) e “Olhar caricato. Simplesmente, Lan!” (Renascer de Jacarepaguá/2014, com Moacyr Luz). Desde 2011 concorre na Nenê de Vila Matilde, onde venceu nos anos de 2011 e 2013.

Para 2015, Claudio Russo foi anunciado pela direção da Beija-Flor como o mais novo integrante da comissão de carnaval da azul e branco. O compositor vai auxiliar na pesquisa do enredo “Um griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”, além de trabalhar ao lado da pesquisadora Bianca Behrends, dos carnavalescos André Cézari, Fran-Sérgio, Ubiratan Silva e Vítor Santos, e do diretor de Carnaval e Harmonia, Laíla.

SERVIÇO:

Claudio Russo - 5ª palestra do módulo 2 do curso de tema enredo do CETE.

Dia 23 de agosto, sábado, das 14h às 18h30. Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - Sala Maurício Cardoso – 4º andar. Entrada franca para alunos do CETE; R$ 15,00 (sócios do CETE que não estão matriculados no curso); R$ 30,00 (não-sócios do CETE).