quinta-feira, 31 de julho de 2014

Sorteio da Ordem de Desfile das Escolas de Samba de Florianópolis Carnaval 2015


A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF) inova e promove para ao público do samba um grande evento no próximo dia 4 de agosto. É o Sorteio Oficial da Ordem dos Desfiles das Escolas de Samba dos Grupos Especial e Acesso que acontecerá no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), às 20h. Pela primeira vez ao vivo para as autoridades, imprensa e comunidade do samba juntos em um único espaço.
Irão se apresentar no Teatro as Campeãs do Carnaval 2014 da Capital Catarinense: Os Protegidos da Princesa (Especial), Dascuia (Acesso) e Acadêmicos do Sul da Ilha (3º Grupo).

Uma reunião na quinta-feira (24), com os presidentes das escolas de samba, definiu os critérios para o sorteio.


Ficou decidido que o GRCES Dascuia, campeã do Acesso este ano, abrirá o desfile em 2015 do Grupo Especial. A União da Ilha da Magia, última colocada em 2014, será a segunda, pois não havia descenso ao Acesso em 2014. As outras quatro agremiações vão para o sorteio: GRES Consulado, SRC Unidos da Coloninha, GCERES Os Protegidos da Princesa e SRCS Embaixada Copa Lord.

No Grupo de Acesso, os critérios são os mesmos. O GRES Acadêmicos do Sul da Ilha Campeã do 3º Grupo e estreante no Acesso, abrirá o desfile em 2015. A segunda a desfilar será o GRES
Palhoça Terra Querida, última colocada em 2014. As outras quatro escolas vão para o sorteio: GRCES Império Vermelho Branco, GRES Amigos do Caramuru, GRES Nação Guarani e Escola Futsamba Josefense.

Mudanças para 2016

Para o carnaval de 2016, o sorteio será ainda maior. Apenas a escola que abrir o desfile não participará da escolha por meio da sorte. No Grupo Especial, abrirá o desfile quem subir do acesso. As outras cinco vão para o sorteio. No Acesso, abrirá o espetáculo a última colocada do carnaval de 2015. As outras cinco agremiações serão submetidas às bolinhas.

Fortalecimento do Grupo de Acesso

Na reunião dos Presidentes junto com a LIESF, as escolas do Especial e Acesso decidiram, de forma soberana, que não subirá bloco carnavalesco do 3º Grupo nos três próximos carnavais. A idéia é fortalecer o Grupo de Acesso das Escolas de Samba e também projetar uma estruturação ainda maior dos blocos que compõem a LBCAF.(Liga de Blocos Carnavalesco de Florianópolis), 3º Grupo.

A sorte está lançada... Boa sorte a todas as agremiações filiadas a LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis).