terça-feira, 29 de julho de 2014

Carnaval de São Leopoldo próximo do fim...

Por Israel Ávila

Durante a premiação do Estandarte de Ouro de São Leopoldo uma cena, no mínimo pitoresca ocorreu no local do evento, mas antes é preciso “começar do começo”. A alguns dias a Prefeitura Municipal de São Leopoldo assumiu a possibilidade de NÃO HAVER carnaval naquele município. Os altos custos da festa seriam o responsável pelo cancelamento do evento, mesmo a cidade tendo um dos maiores carnavais do estado.

Mesmo assim a Associação das Entidades carnavalescas do município segue com sua programação e realizou o evento “Estandarte de Ouro” premiando aos melhores do carnaval 2014. Durante discurso inflamado dos presidentes das entidades que lamentavam o rumor de não haver carnaval eis que chega o atual secretário de cultura do município “ricamente trajado” com vestes alemãs.

Veja bem: Que São Leopoldo seja uma cidade de colonização alemã e seja o berço da mesma, isso boa parte de nós já sabemos. Resta saber o que leva um dirigente do governo (sabendo que encontraria um povo contrariado por saber do cancelamento de sua maior festa) a comparecer a um evento que tem suas origens cravadas na cultura afro com as vestias de um povo que tanto recrimina e critica o carnaval.

Não quero acreditar que seja um deboche tão pouco uma afronta! Resta saber qual seria a reação deles caso qualquer um de nós chegasse a um Kerb de fantasia. Lamentável!