quinta-feira, 24 de julho de 2014

24º Aniversário da Escola do Mestre Manoel Dionísio - RJ



Por Simone Ribeiro
Presidente do Padedê do Samba/1ª PB do Imperadores do Samba



No ultimo final de semana pude acompanhar a confraternização que celebrou o 24º aniversário da Escola Mestre Dionísio, matriz do Padedê do Samba no Rio de Janeiro, representando nosso núcleo na condição de presidente. Há alguns anos tenho a benção de participar desse evento que sempre é organizado,bonito, mas acima de tudo emocionante. A comemoração teve a colaboração dos alunos, instrutores, familiares  na organização e realização.Encontrei por lá alguns gaúchos Pablo Guerreiro colaborador da escola,coreógrafo e bailarino, Jair Medeiros passista,Jorge nosso mais que aderecista aqui.

Desde cedo os integrantes já estavam no local preparando tudo para receber os convidados e admiradores, num clima familiar e de muita amizade.Houveram apresentações diversas de várias danças,ballet, jazz,dança do ventre,tango e outras.Os alunos apresentaram também a coreografia feita na ala que desfilou na Porto da Pedra,escola que veio com o enredo sobre mestre sala e porta bandeira. Como já é tradição fizemos a oração de São Francisco sob o comando do mestre Dionísio, momento que me emociona muito,pois tenho a real certeza que fazemos parte dessa família que nos escolheu e acolheu,acreditando em nosso potencial para firmar aqui uma sede.Após a oração,os agradecimentos,as palavras do presidente Claudinho, do Mestre Dionisio e de Magda sua filha e já presidente da escola.


Outro ponto alto da festa foram as homenagens dos alunos ao mestre, tão intensas que uma pessoa desinformada poderia achar que o aniversário era dele,mas são histórias que se confundem porque é de verdade uma vida dedicada a esse projeto.Foi lida a carta de Marcella Alves (1ª PB do Salgueiro) agradecendo o mestre e finalizando com um “sua eterna aluna” , impossível conter as lágrimas.

Os alunos presentearam a escola e o mestre com um banner com as fotos tiradas na participação que fizeram no encerramento da Copa/2014. Como festa teve bolo,parabéns e muita alegria,finalizando com a passagem de bandeiras momento mais esperado pelos alunos e seus familiares,onde mostram um pouco do que estão aprendendo ali todo sábado. Voltei mais convicta, estamos no caminho certo,temos um exemplo maravilhoso a seguir,e sim,vale a pena cada gota de suor.Nosso Núcleo aqui está a altura de nossa matriz,tenho orgulho do nosso grupo de trabalho e me sinto honrada em pertencer a família Dionísio.Resistente a todas as dificuldades,a Escola segue firme no seu propósito de formar mestre sala e porta bandeira assim como cidadãos de bem,contando atualmente com o patrocínio de Rio TUR, Liesa e Babado da Folia, a Escola do Mestre agora é presidida pelo MS Claudinho.

Das aulas que acontecem semanalmente, surgiram e se formaram talentos que se consagraram no Carnaval carioca como  Marcella Alves (Salgueiro), Raphael Rodrigues (Mangueira), Daniel (Grande Rio), José Roberto e Thaís (Porto da Pedra), Julinho e Rute Alves (Unidos da Tijuca), entre outros que defendem os pavilhões das escolas de samba do Grupo Especial e da Série A. As aulas seguem até 10 de dezembro e terá todo ultimo sábado do mês o Conto de Bambas,com pessoas ligadas a área de MS e PB. De passagem no RJ, vá conhecer a escola Mestre Dionísio, na praça de alimentação do Sambódromo todo sábado a tarde. Vale a pena conferir!