sexta-feira, 23 de maio de 2014

Carnavalesco carioca Leandro Valente assina com escola do Grupo Especial de Porto Alegre

O carnavalesco em seu desfile pelo Porto da Pedra - Foto reprodução de arquivo pessoal

O carnavalesco carioca Leandro Valente chegou a solo gaúcho na ultima quarta-feira (21) para fechar contrato com uma escola de samba do Grupo Especial, empresariado pela empresa Carnaval Business do empresário Marcelo Silveira, e recebeu o Setor 1 para uma entrevista exclusiva na manhã desta sexta-feira (23). 

Formado em jornalismo, Leandro está no carnaval a 12 anos e passou por diversas agremiações, embora a passagem que mais tenha marcado sua carreira tenha sido pela Porto da Pedra, onde trabalhou durante 7 anos nas funções de assessor de imprensa e diretor de comunicação, até chegar a direção de arte. Trabalhou com grandes nomes do carnaval como Max Lopes, Paulo Menezes, Jaime Sezário entre outros.

Em entrevista exclusiva ao Setor 1, hoje pela manhã

“No ano passado quando a Porto da Pedra precisou se reinventar eu acabei virando o carnavalesco da escola e assumi o carnaval em 28 dias. Apresentamos um enredo muito bacana, com uma proposta diferenciada em uma homenagem aos casais de mestre sala e porta bandeira, isso foi um divisor de águas na minha vida. “ – Diz Leandro sobre o enredo que lhe rendeu 7 premiações.

Engana-se quem pensa que esta será a primeira passagem do artista pelo carnaval gaúcho. Em 2014 Leandro assinou o carnaval da Bambas da Alegria de Uruguaiana. Foi lá que segundo ele, conheceu uma de suas novas grandes amigas, a porta bandeira Giza, da Academia de Samba Praiana.

“No carnaval de Uruguaiana cada escola desfila 2 vezes. Na segunda noite optei por ficar no camarote e ver a escola desfilar, minha obra na avenida. Foi ai que vi a apresentação da Giza e seu mestre sala frente a cabine de jurados. Fiquei muito surpreso com o que vi. Algo que a tempos não presenciava no quesito. Um bailado encantador que me surpreendeu e me fez procurá-la logo após o desfile para parabenizá-la. Nasceu ai uma grande amizade minha, da Giza e do Marcelo, culminando no convite para conhecer o carnaval de Porto Alegre. – exclama.

O empresário Marcelo Silveira e Leandro Valente
Segundo Leandro, Marcelo o apresentou a direção de uma entidade. O namorou começou, e na tarde desta sexta-feira (23) foi oficializado o casamento de Leandro e uma escola da Zona Norte da capital.

“ - A comunidade da agremiação e o carnaval gaúcho podem esperar algo bem diferenciado de tudo que já se viu por aqui e em outros carnavais. Estou mergulhado no mundo do carnaval aqui do Rio Grande do Sul. Nos limitamos a dizer que o samba verdadeiro acontece no Rio de Janeiro e isso é uma mentira. O samba também está no DNA dos gaúchos”.

Alem de trabalhar como carnavalesco Leandro Valente é cenógrafo e foi responsável pelo cenário de grandes musicais. Atualmente, ele assina a cenografia de palco do show da cantora Zelia Duncan. Embora em momento algum da matéria citamos o nome da escola a qual Leandro será carnavalesco aqui no sul, podemos dizer que logo mais a noite ele será apresentado a sua nova comunidade em um jantar realizado para apresentação de todo o grupo de trabalho desta agremiação.